Natália Fávero/ON
Escritores da cidade têm a oportunidade de entrar para a Academia Passo-Fundense de Letras. A última vez que abriu vagas para novos membros foi há quatro anos aproximadamente. A entidade congrega intelectuais de Passo Fundo que possuem obras publicadas. A academia tem um limite de 40 membros e atualmente cerca de 30 participam efetivamente. As vagas estão abertas para preencher as cadeiras de escritores já falecidos ou que mudaram de cidade. O currículo dos inscritos e as obras serão avaliados por uma comissão designada pela presidente. Os nomes dos escolhidos serão definidos em uma assembleia geral.
Segundo a presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, Elisabeth Souza Ferreira, os membros da entidade têm um papel fundamental na divulgação da cultura da cidade. "Os acadêmicos precisam contribuir para a disseminação da cultura. Os membros recebem todo o apoio da academia para fazer a divulgação das suas obras", disse Elisabeth.
Para concorrer a uma cadeira, os escritores precisam residir na cidade e ter, ao menos, uma obra publicada. Os interessados em disputar um lugar na Academia têm até o dia 27 de julho para apresentar o currículo completo, duas fotos tamanho passaporte, um exemplar de cada obra publicada e um ofício dirigido à presidência da entidade, explicando os motivos em querer fazer parte deste órgão e de que maneira contribuirá para a divulgação de Passo Fundo. A documentação deverá ser entregue aos sábados pela manhã, das 9h30 às 11h.
A Academia Passo-Fundense de Letras está localizada na Avenida Brasil, 792, ao lado do Teatro Múcio de Castro.