A exposição Condomínios Inteligentes, da artista plástica Rosana Bortolin, segue até o dia 29 de agosto em apresentação no Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (Mavrs). O trabalho é significativo e expressivo, resultado de anos de pesquisa prática e teórica em materiais orgânicos e minerais.
Durante a abertura da exposição, a coordenadora do Museu, professora Maria Cezária de Britto Ramos, comunicou sua aposentadoria do trabalho na Universidade de Passo Fundo (UPF). Segundo ela, a instituição representou dois terços do envolvimento da sua vida, considerando o tempo de estudante, de professora, diretora e coordenadora dos museus, sempre envolvida na filosofia Arte-Educação, na Carlos Barone e na UPF.
A professora sempre cultivou a amizade de colegas do tempo de estudante e docente. A presença da artista Rosana fechou um ciclo, pois ela foi aluna da professora Maria Cezária na Carlos Barone na infância, na UPF, e voltou mais tarde ao Atelier de cerâmica do Carlos Barone, continuando seus estudos e pesquisas, com cursos de especialização, mestrado e concluindo o doutorado na Espanha. “Para mim foi significativo uma ex-aluna chegar a um nível de expressão, essencialmente contemporâneo, por seu questionamento e pela apropriação de materiais”, afirmou Maria Cezária.
Assessoria UPF