O fim de semana dos dias 20 e 21 de agosto ainda está longe, mas o Segundo adianta: vão ser dois dias de boa música para os passo-fundenses. Além do retorno de Alegre Corrêa à sua terra natal acompanhado pelo saxofonista Gerald Preinfalk, a Cultor Produtora anuncia também a vinda do cantor Zeca Baleiro
Segundo ON
21 de agosto, na Flyer. As informações, por enquanto, são apenas estas, mas já suficientes para exaltar os ânimos de quem aprecia boa música brasileira, pois apontam para a possibilidade de um dos shows mais interessantes que Passo Fundo já recebeu: o do músico maranhense Zeca Baleiro. Enquanto não lança mais detalhes sobre a vinda do importante compositor, a Cultor Produtora fornece tudo que você precisa saber sobre o retorno do músico Alegre Corrêa a Passo Fundo, sua cidade natal, na mesma semana que Baleiro aparece por aqui. Trazendo o instrumentista radicado em Viena pelo segundo ano consecutivo, desta vez a produtora promove grande apresentação no Teatro do Sesc, onde Alegre vai estar acompanhado pelo saxofonista austríaco Gerald Preinfalk. Além disso, o evento vai reunir mais dois expoentes da música regional: com Guinha Ramires como músico convidado, o show terá abertura do percussionista Sandro Cartier.
Sob o mesmo signo
A parceria entre o músico passo-fundense que fez nome na Áustria e o saxofonista é explicada pelo próprio Alegre. "Quando descobrimos que tínhamos nascido no mesmo dia do mês - 9 de junho - resolvemos festejar o nosso aniversário no palco, juntos. Assim começou, de brincadeira, este duo", explica o guitarrista. "A partir daí, fomos a cada momento descobrindo que tínhamos muito em comum musicalmente, e que aconteciam cada vez mais coisas que não sabíamos explicar. Decidimos então tocar uma música livre e ao mesmo tempo organizada, mas com espaço para a comunicação telepática através dos arranjos instantâneos", acrescenta.
"Coincidência ou não, o fato de sermos ambos geminianos parece criar uma comunicação acima do comum quando tocamos juntos. Muitas vezes tivemos a sensação de que estávamos tocando solo, ou seja, estávamos pensando juntos, entendendo a música da mesma forma, compondo instantaneamente juntos", lembra Alegre, eleito pelo Júri do Hanz Koller Prize o melhor músico de 2003 na Áustria, troféu que Preinfalk recebeu no ano de 2001. Assim, o encontro destes dois músicos de formação bem diferente resulta numa interessante simbiose entre a música erudita, o jazz e a música popular. Ambos com um sotaque jazzístico, acrescentam outros elementos de sua própria formação criando então uma música muito rica em estilos e variadas inspirações.
Companhia austríaca
A história de Alegre Corrêa, é de se imaginar que por aqui todo mundo conheça, mas a de Gerald Preinfalk não. Nascido em Zulissen, na Áustria, sua carreira musical começou aos nove anos. Em 1990 foi convidado para estudar na Universidade de Música de Viena nas áreas do jazz e saxofone clássico, teve ainda passagens por Berklee College of Music em Boston, nos Estados Unidos, assim como por Paris. Desde então adquiriu mais conhecimentos nessa área e desde 2000 é membro da Klangforum Wien, considerado atualmente um dos mais renomados conjuntos para a música contemporânea. Músico convidado para orquestras como a Filarmônica de Viena, Orquestra Sinfônica da Rádio de Viena e Staatsphilharmonie Rheinland-Pfalz, tem se apresentado com grandes orquestras de jazz como Vienna Art Orchestra, Jazzorchestra Superior, Nouvelle Cousine e Jazz Big Band Graz. Como compositor, Gerald compôs obras para quarteto com violino, saxofone, acordeon, quarteto de clarinetes, obras para corais, piano e baixo.
Atração confirmada no calendário de um ainda seleto público que tem tudo para crescer com oportunidades como essa, o show de Alegre Corrêa e Gerald Preinfalk tem apoio cultural da prefeitura, Imed, Squema Serigrafia, Germanias Hotel, Boka Lanches e 99UPF. Mais informações sobre esse e outros shows promovidos pela Cultor podem ser conferidas no Segundo, ao longo das próximas semanas.
Baleiro vem, Alegre volta
· 2 min de leitura