Segundo ON
Cumprindo seu papel de, mais do que estimular a leitura, incentivar também os autores da Capital Nacional da Literatura, a 24ª edição da Feira do Livro de Passo Fundo tem inscrições abertas a partir deste domingo para a participação de escritores passo-fundenses e de toda a região. Representando um dos grandes momentos em que os autores possuem para mostrar seu trabalho e entrar em contato com o público, o evento realizado anualmente na Praça Marechal Floriano contou com mais de vinte autores locais no ano passado. As inscrições para os interessados devem ser feitas através do site www.alpf.com.br até o dia 15 de setembro. Outras informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone 3311.2749, com Laura, responsável pela organização dos escritores. A Feira do Livro deste ano acontece entre os dias 5 e 14 de novembro.
A ALPF
Desde 2008 a Feira do Livro tem coordenação da Associação de Livreiros de Passo Fundo. “A Feira do Livro de Passo Fundo vem sendo realizada por 23 anos consecutivos e desejamos dar continuidade a este grande evento de cunho cultural e educacional”, explica a associação. “Passo Fundo é uma cidade reconhecida como Capital Nacional e Estadual da Literatura, e o projeto contribui para a celebração da literatura e da difusão da leitura, estimulando e renovando uma política contínua de promoção do livro e de formação de leitores”, acrescentam. A expectativa da associação é de atrair 80 mil visitantes na edição de 2010.
2009
No ano passado, entre seus muitos diferenciais, a Feira do Livro ganhou dez dias de duração. E a ampliação foi aprovada pelos livreiros e público. "Algumas coisas que aconteceram este ano foram muito importantes e positivas e devem ser repetidas no próximo ano: os dez dias de feira, as mudanças na estrutura e a época da realização", destaca Patrícia Costa, membro da associação. Este ano o evento teve 1.800 metros quadrados de área coberta, o que favoreceu a visitação. "Novembro é um mês em que a chuva aparece bastante, então a maior área coberta favoreceu a comunidade que quis visitar, participar das atividades e oficinas, que foram todas gratuitas, pois além da exposição de livros, a feira teve toda uma gama de atividades", salienta. A Feira do Livro de 2009 trabalhou o tema “Leia e viva todas as emoções”, tendo como objetivo levar ao público a ideia do lúdico e da magia da leitura para perto da criança.