Tocando a vida

Em noite de gala, crianças e jovens da Orquestra Beija-Flor do Lar Emiliano Lopes se juntam à banda do programa Bombeiro Mirim para um grande concerto no Teatro do Sesc

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

    “Não perca o foco nos sonhos do passado, você deve lutar para mantê-los vivos”. Esse é um trecho de Eye of Tiger, canção que ficou famosa e se tornou símbolo de superação ao embalar uma das cenas mais emblemáticas do cinema: Rocky Balboa chegando ao topo da escadaria do Museu da Filadélfia depois de exaustivos treinamentos que o levaram a uma das derrotas mais honradas que o mundo já viu. E não é por acaso que ela está entre as canções do repertório do concerto Tocando a vida, louvável atração promovida pela Prefeitura Municipal dentro das comemorações dos 153 anos de Passo Fundo. Um dos pontos altos do show executado pela banda Bombeiro Mirim e pela Orquestra Beija-Flor, do Lar Emiliano Lopes, a música traduz um pouco do espírito de cada um desses jovens: apostar em si mesmos, acreditar no próprio potencial, e fazer disso um motivo de orgulho para muita gente.
    Com início as oito horas da noite desta terça-feira, o concerto acontece no Teatro do Sesc, lugal à altura do espetáculo que vai acontecer quando as duas bandas entrarem em cena e mostrarem seu talento para a música por meio de variados instrumentos, entre eles violino, clarinete, saxofone, percussão e bateria. Vestido a rigor, os jovens artistas trazem na manga um repertório extremamente criativo, que deve despertar a curiosidade do público. Entre as canções, clássicos de Vivaldi, Beethoven e Mozart, mas também sucessos de Frank Sinatra, Stevie Wonder e ABBA. Além disso, algumas das músicas mais famosas do cinema, entre elas os temas de Flashdance, Missão Impossível, 007, Ghost e Dirty Dancing.
    Exemplo de superação e prova indiscutível do poder transformador da cultura, o concerto deve ser prestigiado pela população passo-fundense, que vai ter a chance de conhecer de perto a qualidade do trabalho feito nos dois projetos. Os convites para o evento são gratuitos e indispensáveis para o acesso ao espetáculo, já que os lugares são limitados, por isso os interessados devem retirar com antecedência a sua entrada na Secretaria de Desporto e Cultura. De acordo com Rodrigo Ávila, maestro da Orquestra Beija-Flor, o evento representa um “marco importantíssimo para a música em Passo Fundo”, e diz estar lisonjeado com o convite.

Jovens artistas
    Fundada em 2007, hoje a Orquestra Beija-Flor é formada por trinta meninos assistidos pelo Lar Emiliano Lopes, que desenvolve e executa projetos sócio-culturais expressivos, além de diversas ações significativas na comunidade local e região. No ano passado a orquestra se apresentou em diversos municípios do estado, dentro das atividades do projeto Arte Social Cultura Popular Humanizada.
    Já o Programa Bombeiro Mirim começou em 2004 com várias oficinas a crianças da comunidade, e hoje conta com 90 meninos que estudaram a leitura musical e instrumentos de sopro e agora realizam apresentações em todo o estado. O programa é mantido pela Prefeitura Municipal, Colégio Notre Dame e Corpo de Bombeiros, e tem coordenação do maestro e professor Giu Sanderi.

Serviço
Concerto Tocando a vida, com a banda Bombeiro Mirim e a Orquestra Beija-Flor
Data: Terça-feira, 3 de agosto
Local: Teatro do Sesc Passo Fundo
Horário: 20h
Entrada gratuita mediante ingresso que deve ser retirado na Sedec
Promoção: Prefeitura Municipal


Gostou? Compartilhe