Amigo do livro

Espaço Lúdico de Atendimento Pedagógico do Hospital São Vicente é o Amigo da Feira do Livro deste ano

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

Preocupar-se com o bem-estar e a educação de crianças num contexto de adversidade como o de quem enfrenta uma doença complexa como o câncer: poucas atitudes podem ser mais louváveis. E é justamente isso que vem fazendo, há cerca de oito anos de atividades ininterruptas, o Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico do Hospital São Vicente de Paulo, projeto desenvolvido em parceria com a Universidade de Passo Fundo. Por essa razão o espaço recebe o título de Amigo da Feira do Livro de Passo Fundo deste ano, distinção concedida pela Associação dos Livreiros de Passo Fundo a projetos filantrópicos do município.

De acordo com a professora e coordenadora Rosana Farenzena, a iniciativa é recompensadora. "Esses gestos nos estimulam a prosseguir nos esforços de educação da infância, mesmo que num contexto de adversidade, vivenciado pelo enfrentamento da condição de doença", explica. Além disso, ela lembra que a área física destinada pelo Hospital ap Espaço Lúdico será totalmente reformada e ampliada, o que permitirá qualificar as ações desenvolvidas. "No momento finalizamos a planta, e em seguida as obras serão iniciadas", enfatiza. Com a ampliação física da sala, será possível aprimorar a organização dos tempos e espaços educativos e de convivência, disponibilizando recursos planejados e qualificados para a estimulação da infância; para a alfabetização tecnológica; atividades literárias, teatrais, musicais, visuais/plásticas; para os jogos, para as atividades escolares, reuniões e oficinas com os pais.

Juntamente com a distinção, a associação fará uma campanha para arrecadar livros que serão doados ao espaço. As obras literárias devem dar uma cara nova à biblioteca mantida pelo projeto, que já oferece empréstimo de livros aos pacientes infantis internados nas diversas unidades do hospital e aos seus familiares. Segundo o presidente da ALPF, Paulo Afonso Eberhardt, a associação tomou conhecimento do projeto através da livreira Patrícia Costa, ex-presidente da entidade. "Ela nos deu a dica e resolvemos abraçar a causa", explicou. A arrecadação acontece durante a Feira do Livro deste ano, entre os dias 5 e 14 de novembro.

Gostou? Compartilhe