A poética das cores

Com novas instalações, Sala de Arte Laura Borges Felizardo ganha exposição de Maria Lucina Busato Bueno e dá nova cara à FAC

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

"As lembranças do pátio de infância, as vivências com as raízes da minha família de origem italiana, o cotidiano e o imaginário pessoal surgem entre manchas e linhas, energias de configuração presentes em minhas pinturas". É assim, intimista e quase nostálgica, que Maria Lucina Busato Bueno explica sua poética das cores. Ex-aluna e professora da Universidade de Passo Fundo, ela comemora seus 35 anos de carreira artística da melhor forma possível: com uma grande exposição. Intitulada Revisitando Poética das Cores: Da natureza à figura humana, a mostra acontece na Sala de Arte Laura Borges Felizardo, na Faculdade de Artes e Comunicação da UPF. A abertura, realizada nessa terça-feira, contou com a apresentação do Coral da UPF e um bate-papo com a artista. A ocasião marcou ainda a entrega das novas instalações do espaço.

Uma artista em evolução
Maria Lucina desenvolve um trabalho centrado na pintura e no desenho, que considera como a arte da cor. "A pintura, como qualquer outra forma de artes visuais é processo de crescimento, em função disto inova-se a cada momento. É preciso compartilhar tais conhecimentos e visualizar os resultados artísticos, por isso, aceitei o honroso convite da coordenação de Artes Visuais da FAC para organizar esta exposição", explica.

As obras escolhidas para compor a exposição, confeccionadas à base de óleo, carvão, bico de pena, tintas naturais entre outros materiais e técnicas, são relacionadas a diversos temas, entre eles recreação; mães; arte religiosa e referências da natureza.

A exposição também representa para a artista uma forma de reconhecimento às mais de três décadas de trabalho. "A construção das três décadas e meia de arte é produto de muita persistência, coragem, dedicação, apoio e estímulo recebido dos familiares, do Instituto de Artes, da FAC, colegas, alunos, órgãos culturais públicos e da UPF, que considero a extensão da minha casa", lembra. Os trabalhos de Maria Lucina permanecem expostos de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30, e das 19h30 às 22h, até o dia 20 de setembro, na Sala de Arte Laura Borges Felizardo, na FAC. A visitação é gratuita e aberta ao público.

Gostou? Compartilhe