Peninha, nosso novo patrono

Conhecido por mudar os rumos do ensino da história no país de forma criativa e irreverente, Eduardo Bueno é escolhido patrono da 24ª Feira do Livro de Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

Quando ele lançou a coleção Terra Brasilis - três obras voltadas à área de História, sobre o período colonial - ainda no final da década de 1990, vendeu quase um milhão de exemplares e se tornou fenômeno inédito no Brasil, já que nunca antes uma publicação do gênero havia chegado a tanto. Isso sem falar no outro recorde: se tornou o primeiro autor brasileiro a possuir quatro entre os cinco primeiros títulos nas listas de mais vendidos dos principais jornais e revistas do país. Era o sucesso que chegava em tempo, mas o trabalho já vinha de longe. Antes disso, fez um incomparável favor aos brasileiros, traduzindo o clássico On the road, de Jack Kerouac, e abrindo uma enorme janela para a literatura beat norte-americana por meio da gaúcha L&PM Editora. Um entre os mais de vinte títulos traduzidos por ele, assim como as cerca de 200 obras que editou ao longo das últimas décadas.

Com a literatura se tornando pequena para sua criatividade, e a faceta de jornalista experimentada em praticamente todos os grandes jornais, revistas e canais de televisão do país, entre eles Rede Globo, TV Manchete, TV Cultura, TVE, Estado de S. Paulo e Zero Hora, atuando primeiramente como repórter de esportes e depois como editor de cultura - foi um dos criadores do Caderno 2 da Folha -, ganhou destaque entre o grande público quando idealizou, roteirizou e passou a apresentar a série É muita história, levada ao ar pelo programa Fantástico. O quadro se tornou pico de audiência do programa em suas dez edições e o quarto programa mais comentado de 2007 pela forma excêntrica e reveladora com que recontava importantes episódios da história do país.

Escritor, jornalista, editor e tradutor, por esses e outros motivos é que Eduardo Bueno é o patrono da 24ª edição da Feira do Livro de Passo Fundo, que neste ano acontece entre 5 a 14 de novembro, na praça Marechal Floriano. Apelidado de Peninha ainda aos 17 anos, quando começou na Zero Hora, Bueno é reconhecido em diferentes meios por sua surpreendente versatilidade, que vai de bom escritor - como mostra em Blá, Blá, Blá - a biografia autorizada dos Mamonas Assassinas, que já vendeu mais de 100 mil exemplares -, a talentoso profissional multimídia - além de escrever diversos roteiros para a televisão e o cinema, atualmente ele é apresentador do canal a cabo History Channel.

Pré-lançamento da Feira
Como de costume, os preparativos e a apresentação do tema da Feira do Livro antecedem muito a sua efetiva realização. Para isso, a comissão organizadora da 24ª edição do evento passo-fundense realiza o Envolva-se, encontro que marca o pré-lançamento da feira, e que neste ano acontece no dia 9 de setembro, às 9h, na Academia Passo-fundense de Letras. Realizado pela Associação de Livreiros de Passo Fundo, que agora tem como presidente Paulo Afonso Eberhartd, em parceria com a Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desporto e Cultura, o evento é aberto a toda comunidade local.

Gostou? Compartilhe