Segundo ON
É óbvio demais dizer que quem nunca se arriscou a fazer uma coisa não pode saber se é bom naquilo ou não. Mas é que, nesse caso, a premissa é tão verdadeira que até pode ser utilizada. Pois há talentos que se revelam da maneira mais inesperada. Mecânicos escultores, garçons pintores, carteiros poetas e toda uma infinidade de improváveis combinações que dificilmente vêm a público, mas tem no mínimo uma chance anual de acontecer: o concurso Minha história no comércio, criado pelo Sesc e chegando em sua 7ª edição em 2010, existe justamente para isso. Idealizado com o intuito de despertar a imaginação e incentivar a produção literária entre os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo dos municípios sul-rio-grandenses, o concurso vem mudando a vida de muita gente.
"Contar histórias. É isso que estamos propondo em mais uma edição do prêmio". Como explica o diretor regional Everton Dalla Vecchia, o concurso premia comerciários que desenvolverem as melhores narrativas sobre o tema Era uma vez no comércio, podendo ser elaboradas a partir de fatos inusitados, histórias engraçadas ou momentos de emoção. Com um mínimo de 25 e máximo de 30 linhas, o texto será avaliado nos quesitos de ortografia, organização narrativa, criatividade e curiosidade.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 10 de setembro. A entrega do cupom será aceita nas Unidades Operacionais do Sesc-RS ou no Balcão Sesc/Senac distribuídos pelo Estado. O resultado do concurso será divulgado no final de outubro - Mês do Comerciário. Será selecionada uma história por cidade que sedia as Unidades Operacionais do Sesc-RS ou Balcão Sesc/Senac, sendo que estas farão parte de um livreto a ser publicado e distribuído pelo Sesc/RS. Dos textos selecionados, será avaliada - por comissão estadual - a melhor história do Estado. O comerciário com o texto selecionado receberá como premiação troféu e cinco livretos com as histórias publicadas. Já o comerciário com a melhor história do Estado ganhará seis diárias de hospedagem com acompanhante em hotel no Rio de Janeiro.
Prêmio Sesc de Literatura
Para aqueles que já se dedicam ao ofício de escritor e almejam destaque nacional, a entidade promove o Prêmio Sesc de Literatura. Conhecido por revelar novos talentos da literatura, o prêmio está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro, de forma gratuita, Unidades Operacionais do Sesc/RS no Estado ou via correio para o Departamento Regional do Sesc/RS, em Porto Alegre (av. Alberto Bins, 665 - 5º andar). Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Os livros vencedores são publicados pela editora Record e distribuídos para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do Sesc e Senac do Brasil. Além da promoção de novos talentos, o concurso visa renovar o panorama editorial brasileiro, cumprindo um importante papel na área de cultura do país.Em caso de participação nas duas categorias, as inscrições devem ser feitas separadamente. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc.com.br/premiosesc.