Noite de Rato & Elefante

Lançamento do livro Rato de Redação: Homenagem a Tarso de Castro acontece neste sábado, na Velvet, com show da banda porto-alegrense Pata de Elefante, que também aproveita a noite para lançar o seu novo disco, Na Cidade

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

Por que o elefante tem tanto medo do rato? Não sei, mas aqui isso nem mesmo importa, pois, na noite deste sábado, o que se sabe é que Rato & Elefante vão se encontrar. Junto com o lançamento do livro Rato de Redação: Homenagem a Tarso de Castro, Um jornalista brasileiro, acontece também o show de lançamento do disco Na Cidade da já consagrada banda de rock instrumental Pata de Elefante. Promovido pela Cultor Produtora, o evento duplo acontece na Velvet, a partir das 20h30.

Rato - O livro
Integrado por cerca de uma dúzia de textos sobre o jornalista passo-fundense que se tornou cidadão do mundo ao fundar o célebre jornal subversivo O Pasquim e ganhar a admiração de alguns dos brasileiros mais influentes do último século por sua honestidade ácida, o livro Rato de Redação cumpre com precisão aquilo a que se propõe no título: ser uma homenagem a Tarso, um jornalista brasileiro. Assim despretensioso, consegue um feito raro: com texto heterogêneo, contrastado tanto pela escrita de cada autor quanto pelo enfoque de cada capítulo, passeia por perfis, relatos, artigos acadêmicos, entrevistas e lembranças de quem conviveu, estudou ou sequer conheceu Tarso de Castro, originando uma obra das mais sinceras sobre um personagem assim tão real.
Entre os autores convidados estão João Carlos Tiburski, Silvia Brugnera, Francisco dos Santos Filho, Mauro Gaglietti, José Ernani de Almeida e Ivaldino Tasca. Para assinar o prefácio e a apresentação nomes como Bárbara Abramo, Gilberto Perin, Luís Augusto Fischer e Tânia Carvalho, dando ao livro o tom de confissão e homenagem que o caracteriza. Publicado pelas Editoras IMED e Passografic, com ilustração da capa de autoria de Paulo Caruso, Rato de redação: homenagem a Tarso de Castro pode ser encontrado em livrarias de Passo Fundo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, na internet através do site da Livraria Cultura, ou ainda por encomenda diretamente da Editora Imed pelo e-mail [email protected].

Elefante - O show

Um disco urbano, que converte as nuances, as cores e as oscilações das metrópoles em ondas sonoras. Essa é a pegada de Na Cidade, álbum que mantém a identidade musical do grupo, marcada pelas canções, mas que se difere bastante do trabalho anterior. Se Um Olho no fósforo, outro na fagulha, álbum de 2008, tem um pé no campo, com muito de folk-rock e country-rock, Na cidade é um disco urbano e dançante. A preocupação com o ritmo permeia cada uma das 13 faixas. "Se as pessoas presentes na gravação reagissem naturalmente, se embalando com a música, sabíamos que estávamos no caminho certo", explica o guitarrista Daniel Mossmann.
E é o resultado dessa experiência que eles vêm mostrar em Passo Fundo neste sábado, num show que concentra seu repertório nessa nova fase da banda. Essa sonoridade heterogênea, definida certa vez como "rock com voz na guitarra", pode ser percebida nas variações de dinâmica e de intenção em cada música. O embalo dançante é acentuado em Diga-me com quem andas e te direi se eu vou junto, Psicopata e Grande Noite, há o samba-rock Vazio na cerveja e influência da música latina nas faixas Pesadelo no Bambus e À luz de velas. Sai da Frente é explosiva, enquanto que Um pouco antes de dormir é uma clássica balada. Já De volta pela manhã celebra a diversidade trazendo a assinatura do trio, que pela primeira vez compõe em parceria. Mais uma vez, a banda contou com o talento do tecladista Luciano Leães, da Locomotores, que tocou órgão Hammond, piano, cravo e Clavinet, e também músicos convidados para executar instrumentos como sax, trombone, percussão, piano Rhodes e vibrafone. Depois de Passo Fundo, a banda segue para outras apresentações em Balneário Camboriu, Chapecó, Goiânia, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Londrina, Maringá, Cruz Alta, Sapiranga, Caxias do Sul e Vacaria.

Serviço
Lançamento do livro Rato de Redação: Homenagem a Tarso de Castro, com show da banda Pata de Elefante
Data: sábado, 11 de setembro
Local: Velvet Bar, rua Fagundes dos Reis, 622
Horário: 20h30
Ingressos: R$ 5 até as 22h; depois, R$ 20

Gostou? Compartilhe