Obras do artista Glauco Pinto de Moraes em exposição do Mavrs

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (Mavrs) está com a exposição “Os Muitos Glaucos”, que é composta de autorretratos e heterônimos do artista passo-fundense Glauco Pinto de Moraes. A exposição iniciou nesta quarta-feira, dia 8 de setembro, e segue até 31 de outubro.

Glauco Pinto de Moraes (Passo Fundo, 1928; São Paulo, 1990) foi considerado um dos mais brilhantes artistas da época, tendo obtido sucesso entre o público e a crítica de arte. Pintor e desenhista autodidata participa de exposições desde a década de 1960. Aliando extrema sensibilidade a uma técnica apurada, também difundiu seu trabalho por meio de técnicas gráficas como a serigrafia e a litografia. Glauco foi um dos maiores artistas brasileiros, mas ainda é pouco conhecido em sua terra natal.

O autorretrato é um dos gêneros pictóricos que acompanha o ser humano em seu desejo de registrar sua própria existência. O artista cria também heterônimos e assina algumas obras com nomes como Antônio Magalhães e Egon Walter. Estão em exposição 15 obras inéditas em desenho e pintura, nas quais Glauco não só apresenta sua imagem, mas transmite sensações de complexidade psicológica. Nelas se refletem sua imagem externa, sua maneira de ver a arte e a si próprio através de traços, luzes, cores, formas e texturas.

O museu fica na Avenida Brasil Oeste, 758, centro. Mais informações pelo telefone (54) 3316 8586 e (54) 3316 8587.

Gostou? Compartilhe