O projeto Livro do Mês de Passo Fundo, Capital Nacional da Literatura, já tem a agenda definida para setembro. Quem participará dos seminários, que desta vez acontecem em Lagoa Vermelha, além de Passo Fundo, é a jornalista e autora de livros infantis e juvenis Luciana Savaget. A obra que está sendo lida e vai ser debatida pela comunidade, juntamente com a escritora, é Enigmas de Huasao – uma história peruana.
As atividades acontecem entre os dias 22 e 24 de setembro, são gratuitas e abertas à comunidade. No primeiro dia (22), Luciana Savaget se encontra com os leitores às 19h30min, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campus I da Universidade de Passo Fundo. No dia 23, às 9h, o debate é no teatro do SESC Passo Fundo, com alunos e professores da rede municipal de ensino. Na mesma data, às 19h30min, a autora vai interagir com o público no Campus UPF Lagoa Vermelha. A agenda segue às 9h do dia 24, no SESC Passo Fundo, quando o encontro é com alunos e professores da rede estadual de ensino.
O Livro do Mês é uma prática adotada desde 2006 com o objetivo de consolidar o título obtido por Passo Fundo, no início daquele ano, de Capital Nacional da Literatura, por meio da Lei Federal nº 11.264. O mérito foi concedido em função de a cidade ser sede de um dos maiores debates literários da América Latina, a Jornada Nacional de Literatura. O projeto é uma parceria entre UPF, Prefeitura Municipal e Sesc/RS.
Enigmas de Huasao
Em Enigmas de Huasao – uma história peruana, Luciana Savaget narra com sensibilidade e beleza estética os enigmas que cercam a desolada e deserta vila de Huasao, a noroeste de Cuzco, no Peru. Hilaria, moradora da região, fornece-lhe os fatos - estranhos, misteriosos - e nasce uma história tão enigmática e fantástica quanto os acontecimentos vividos pelos moradores da milenar aldeia de Huasao. A obra é da Global Editora.
Quem é a autora
Luciana Savaget é jornalista e nasceu no Rio de Janeiro. Ganhou diversos prêmios, entre eles o de Personalidade do Ano Internacional da Criança, conferido pela União Brasileira dos Escritores/UBE, da Academia Paulista dos Críticos de Arte de São Paulo e Menção Honrosa do prêmio jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Escreveu 25 livros, alguns deles estão sendo publicados no México, na Colômbia, na Alemanha, em Cuba e na Palestina. .
Projeto Livro do Mês já tem obra para setembro
· 1 min de leitura