Segundo ON
Passo Fundo já tem seus dez dias anuais para a literatura graças à Feira do Livro - isso para não falar da bianual Jornada Literária. Tem também alguns dias dedicados ao cinema graças à mostra Goio-En Video, iniciativa da Prefeitura Municipal para apoiar e estimular a produção audiovisual. Sendo assim, já estava mais do que na hora do teatro ganhar um momento só seu em uma cidade com efervescência cultural cada vez maior, duas grandes companhias de artes cênicas e uma fiel e invejável plateia. E é exatamente isso que a Cia da Cidade promove a partir do dia 6 de outubro: dez dias de puro teatro por meio do projeto Conexão Sul - O Teatro entra em cena, iniciativa que pretende proporcionar à comunidade local e regional o acesso a uma variedade de propostas estéticas de altíssima qualidade, representando o que há de mais atual e diversificado na produção cênica brasileira.
Visitantes e velhos conhecidos
Simbolizando um dos maiores festivais de teatro que Passo Fundo já vivenciou, o evento contará com 11 espetáculos diferentes, encenados por grupos oriundos do Rio Grande do Sul e do Paraná. Dentro da programação estarão presentes textos clássicos, abordagens criativas e peças inovadoras, entre elas Kafka, montagem sobre a obscura mente do famoso escritor tcheco, O Evangelho Segundo São Mateus, onde a palavra bíblica é abordada de diversas formas, Capitu - Memória Editada, em torno da controversa personagem de Machado de Assis, A vida como ela é, homenagem ao mestre Nelson Rodrigues, A Vênus das Peles, livre adaptação do livro de Sacher-Masoch, À Beira Do, monólogo que revela os diferentes estados de humor de uma mulher, e Cabaré, espetáculo que une uma variedade de atrações convidadas e cria um misto de teatro, dança, música e circo, aliando arte e diversão, e que deve abrir o festival em sessão para convidados.
Além disso, o Conexão Sul traz ainda alguns dos maiores sucessos da Cia da Cidade, como o drama Onde o diabo perdeu as botas, com Edson Bueno e Marcio Meneghell, o espetáculo musical infantil Ari Areia - um grãozinho apaixonado, o já clássico dos palcos passo-fundenses Psicose, a Comédia, que retorna depois de alguns anos para matar a saudade do público, e o seu mais recente trabalho de performance baseada no gênero do novo circo, O Desejo - Entre o fogo e a luz. Marcado para acontecer no Teatro do Sesc, todas as noites a partir das 20h, entre os dias 6 e 17 de outubro, o festival espera promover a cidade, que já é Capital Nacional da Literatura, também como um polo cultural de destaque no cenário das artes cênicas. "O projeto promovido pela Cia da Cidade vem não apenas para preencher uma demanda existente, mas também para consolidar uma plateia disposta, atenta e interessada, que estimulou e prestigiou a Cia nesses anos de trabalho, e agora merece apenas o melhor como retribuição", explica o grupo.
Festival acontece sempre no Teatro do Sesc, todas as noites a partir das 20h, entre os dias 6 e 17 de outubro