O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) manterá o Circuito Tela Verde durante todo o segundo semestre de 2010. Todas as quintas-feiras, às 17h45min, haverá a exibição de audiovisuais na Sala Verde. Além da visitação a uma exposição, a comunidade acadêmica poderá assistir os audiovisuais e participar da troca de ideias sobre o material exibido. Será disponibilizado atestado aos participantes como uma atividade extracurricular.
Dois novos filmes serão apresentados nesta quinta-feira, dia 30 de setembro. Confira:
Não mangue de mim - 19’13’’
“Não mangue de mim” narra a história da intrincada relação dos homens e orixás com o manguezal, berçário da vida marinha e substrato de cosmologias afro-brasileiras. Da lama do mangue, Nanã molda diversas formas de vida; das águas dos rios brota a bela Oxum e no encontro com o mar reina majestosa Yemanjá. Em terra firme, moradores das regiões ribeirinhas celebram São Benedito com o samba de roda e festejam um novo casal com o embarreiro, ritual coletivo de erguimento de casas de taipa, regado a muita feijoada, cachaça e cantoria.
Mas as terras férteis e abundantes dos manguezais de Caravelas estão sendo visitadas por inescrupulosos que aí pretendem erguer uma grande indústria. Os moradores, ajudados pelo caipora e outros entes invisíveis, resolvem ser erguer e dizer não. “Não mangue de mim” revela em um só tempo toda a força e delicadeza dos laços que unem as pessoas entre si, em defesa de um modo de vida, e o poder ou axé que essas lutas ganham quando abençoadas pelos seus orixás.
Respire 3’44’’
Clipe (animação) da banda de rock francesa Mickey 3D sobre um possível planeta das futuras gerações.
Circuito Tela Verde Vespertino apresenta dois novos filmes
· 1 min de leitura