Cinco sopros latino-americanos

Sesc Sonora Brasil traz a Passo Fundo o Quinteto latino-americano de sopros da Paraíba, integrando série de concertos em homenagem a Cláudio Santoro e Guerra-Peixe

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

Cinco professores que trocam a classe pelo palco, mas continuam dando uma verdadeira aula: esse é o Quinteto latino-americano de sopros da Paraíba, grupo responsável pelas apresentações do 2º Circuito Sesc Sonora Brasil, que passa por Passo Fundo neste domingo, no Teatro Múcio de Castro. Fundado em 1978, o quinteto é integrado por membros do corpo docente da Universidade Federal da Paraíba e conta com um vasto repertório formado por obras de diferentes estilos e épocas, incursiona na música popular e erudita, concentrando seus esforços na orientação do gosto e da sensibilidade da plateia, dando especial atenção na divulgação de obras, arranjos e transcrições da música latino-americana. Integram o quinteto os músicos Carlos Rieiro, no clarinete, Cisneiro Andrade na trompa, Renan Rezende na flauta, Heleno Feitosa no fagote e João Johnson no oboé.

Santoro & Guerra-Peixe
Em 2010, o projeto homenageia dois grandes músicos de música erudita contemporânea: César Guerra-Peixe e Claudio Franco de Sá Santoro. Músicos inquietos e polivalentes, Peixe e Santoro trilharam caminhos semelhantes, de certa forma. Se apropriaram da chamada técnica dos 12 tons como processo de composição, mais conhecida como dodecafonismo, criada pelo austríaco Arnold Schoenberg como forma de reorganização do som para, em dado momento, buscarem uma singularidade identificada com uma estética mais popular. Incorporaram, então, elementos genuinamente brasileiros, sons da música folclórica nacional e, por vezes, estilizam sonoridades indígenas em suas composições. Como expoentes da vertente nacionalizante que influenciou a estética musical erudita contemporânea, no país, se tornaram referências e influenciaram as gerações seguintes de compositores e músicos brasileiros de expressão tais como Baden Powell, Edu Lobo, Tom Jobim e Arrigo Barnabé.

Serviço
Sesc Sonora Brasil apresenta Quinteto latino-americano de sopros da Paraíba
Data: domingo, 10 de outubro
Local: Teatro Múcio de Castro
Horário: 18h
Entrada franca

Gostou? Compartilhe