E Deus criou o livro

Islamismo, catolicismo, espiritismo, logosofia, seicho-no-ie: entre as muitas religiões e filosofias de vida representadas na 24ª Feira do Livro, público se identifica e aproveita para conhecer culturas e crenças diferentes das suas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

    Há quem considere a literatura uma religião. Seguem sua doutrina, tentam evangelizar o maior número de pessoas e dedicam tempo diário a essa devoção. Mas mesmo para os que não a encaram assim ela se torna uma aliada,  já que todas as religiões usufruem de seus benefícios e colocam-se em forma de livro na tentativa de se aproximar do público de maneira concreta e acessível. É isso que se vê na 24ª Feira do Livro de Passo Fundo: com estandes dos mais variados grupos religiosos e seguidores de diferentes filosofias de vida, o evento imita um esboço do que seria o mundo perfeito, onde crenças não atrapalham relações e todo mundo convive pacificamente por um bem comum.

    É nisso, aliás, que acredita o cheikh Hajj Smail, divulgador do Centro de Divulgação do Islã para a América Latina. “Nos voltamos à disseminação da cultura islâmica em lugares onde a visão a respeito disso acaba sendo distorcida pela mídia. Queremos expor a verdadeira face do islã, seus ensinamentos, o lado bom e pacífico”, explica Hajj com impressionante simpatia. Brasileiro entusiasta da religião bastante popular no oriente médio, ele mostra a luxuosa edição do alcorão exposta na feira e indica outras obras. “Temos distribuído o texto do alcorão na íntegra em CD, o que o torna bastante prático”, observa. Há também alguns títulos para aqueles que desejam realizar um primeiro mergulho no islã, como A verdadeira face do islam – Mitos e fatos, e Um breve guia ilustrado para compreender o islã. “Participamos de eventos e feiras do país inteiro. Há preços nas obras expostas aqui, mas costumamos presentear a maioria das pessoas que vêm até nós”, acrescenta Hajj, demonstrando que o intuito do centro é mesmo a boa causa.

    Outros estandes que também têm feito sucesso na feira são o espaço da Livraria Diocesana, ligada à igreja católica através da Diocese de Passo Fundo, e a livraria espírita Antonina Xavier, que conta com clássicos do gênero, guias, informativos e até títulos que se confundem com a literatura tradicional, como a vasta obra de Chico Xavier ocupando toda uma prateleira. Há ainda o local destinado à Seicho-No-Ie, filosofia de origem japonesa que estuda as leis mentais e incentiva a prática do amor e da caridade. Uma das novidades é o estande do Instituto Logosófico, que divulga a logosofia, doutrina ético-filosófica que busca oferecer ferramentas para obter o autoaperfeiçoamento por meio de um processo de evolução consciente que leva ao autoconhecimento. Os espaços ficam à disposição do público durante todo o horário de funcionamento da feira, que se estende até o feriado, dia 15 de novembro.

Gostou? Compartilhe