Sessões especiais encerram as atividades da Goio-en Vídeo 2010

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Goio-en Vídeo inicia programação de encerramento de 2010 privilegiando o retrospecto da cultura audiovisual. Nos próximos dias 17 e 18 de novembro Passo Fundo terá a oportunidade de ver o melhor da produção documental, o trabalho autoral de um mestre do cinema e a força do cinema nacional representado por um fenômeno de bilheteria.

Terra deu, terra come de Rodrigo Siqueira, O Garoto de Charles Chaplin e Chico Xavier de Daniel Filho reforçam as características da mostra, que em sua terceira edição busca o acesso à cultura e a liberdade para os gêneros audiovisuais e seus autores. O calendário escolhido para o encerramento da atividade promovida pela Secretaria de Desporto e Cultura – Sedec quer ampliar, democraticamente, a função do cinema e os meios de mobilização e representação que ele produz.

Para quem gosta de cinema a próxima semana terá no Teatro Municipal Múcio de Castro a exibição do documentário Terra deu, terra come na quarta-feira (17), às 19h30min. E na quinta-feira (18) na Praça Ernesto Tochetto, dentro do projeto Circo Sarau Brasil, acontece a exibição dos filmes Chico Xavier e O Garoto, a partir das 19h30min.

Circo Sarau Brasil na Praça Tochetto

O espaço plural da Praça Ernesto Tochetto sempre esteve carregada nas imagens e no desenvolvimento da Goio-en Vídeo – Mostra Audiovisual de Passo Fundo. E neste ano, a sessão especial de encerramento acontece no dia 18, a partir das 19h30min.

Através do programa Circo Sarau Brasil abre um telão de 14mx9m na quadra esportiva da Tochetto para a exibição gratuita dos filmes: O Garoto, e Chico Xavier. O projeto, que desde 2006 já visitou 250 municípios em 18 estados, chega em Passo Fundo para completar o calendário da Goio-en Vídeo em 2010.

O Circo Sarau 2010 é patrocinado pela Petrobras e realizado pela Arte Brasil, empresa mineira que atua no mercado há sete anos, prestando serviço de consultoria de patrocínio, produção cultural e relacionamento estratégico com a sociedade. A Petrobras, maior patrocinadora da cultura brasileira, criou em 2003 o Programa Petrobras Cultural (PPC), abordando a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações e segmentos.

 Realidade performática – Terra Deu Terra Come

Grande vencedor do festival É Tudo Verdade 2010, Terra Deu, Terra Come traz ao espectador um filme de linguagem ao mesmo tempo simples e encantadora, que harmoniza forma e conteúdo com muita sensibilidade.

O documentário de Rodrigo Siqueira não expõe o que é verdade ou representação, fato ou invenção. Pedro de Alexina, que mora no Quartel do Indaiá, comunidade de garimpeiros na região de Diamantina, Minas Gerais, é um senhor octagenário e guardião das antigas tradições que os africanos trouxeram para a região no século XVIII.

Pela temática de preservação da cultura negra a sessão terá sua estreia em Passo Fundo na Semana da Consciência Negra, no dia 17, às 19h30min no Teatro Municipal Múcio de Castro.

Fonte: Blog CulturAção

Gostou? Compartilhe