Lou Reed, segunda tentativa

Depois de cancelar vinda ao Brasil às vésperas da Flip 2010, ex-Velvet Underground toca em São Paulo neste fim de semana, com a controversa banda Metal Machine Trio

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

    Após suspender, quase que em cima da hora, a sua tão esperada participação na Festa Literária de Paraty deste ano, Lou Reed volta a colocar o Brasil em seu roteiro com dois shows na capital paulista neste fim de semana, 20 e 21 de novembro. Ex-líder do Velvet Underground e ícone eterno de uma das fases mais incríveis da música, Lou vem ao país com a banda Metal Machine Trio, composta por ele, Sarth Calhoun e o saxofonista Ulrich Krieger. As apresentações, que acontecem no Sesc Pinheiros, serão baseadas no álbum Metal Machine Music, polêmico trabalho lançado em 1975 que chegou a ser recolhido das lojas em alguns lugares do mundo.

    Entre as controvérsias, está o fato de que o disco teria sido feito de má vontade por se tratar de uma obrigação contratual com a gravadora da qual o músico estava se desligando. Seria uma explicação lógica para a sonoridade intensamente criticada na época, resumida em cerca de 1h de repetições, experimentações, guitarras distorcidas e muita microfonia aparentemente sem sentido – mas vindo de Lou Reed, difícil determinar o que faz sentido ou não. Para confirmar isso, o cantor sai em turnê para “comemorar” os 35 anos do álbum que já foi considerado o pior de todos os tempos. O músico aproveitou a chegada antecipada para realizar, nesta sexta-feira, uma sessão de autógrafos de seu livro Atravessar o Fogo, publicado pela Companhia das Letras em ocasião da Flip.

Gostou? Compartilhe