Performances e reproduções das maiores obras-primas de Van Gogh e Edgar Degas, retratos vivos de Portinari e Modigliani, um gigantesco xadrez humano como na Era Medieval: construído e apresentado pelos alunos da Escola St. Patrick, Sábado Cultural impressiona pelo envolvimento de crianças com a arte visual
Segundo ON
Estão reunidos, atentos e concentrados, e conversam sobre arte. Discutem pintores, obras, correntes, movimentos, épocas, suas próprias preferências – e tudo aquilo que fariam se fossem eles os artistas. Contrariando todas as possibilidades, não são milionários colecionadores de obras-primas, nem acadêmicos de algum renomado curso de artes da capital: são crianças, crianças de uma escola de Passo Fundo, planejando seu Sábado Cultural.
Assim batizado, o evento anual promovido pela escola St. Patrick acontece há mais de uma década no intuito de valorizar o gosto pela arte entre o público infantil, formando adultos naturalmente interessados e mais capazes de interpretar o mundo à sua volta. Com uma programação diferente a cada edição, mas sempre envolvendo as artes visuais, a atividade acontece neste sábado, 27, das 9h às 12h, na própria escola e seus arredores. Isso porque, para este ano, a direção conseguiu a autorização do município para fechar o trecho da rua General Netto em frente a escola. O motivo? Uma partida de xadrez humano.
Remontando à Idade Média – e mais lembrado por aparecer em um dos livros da série Harry Potter -, o xadrez humano é aquele em que as peças são incorporadas pelos próprios participantes, que ocupam lugares no tabuleiro gigante e encenam os movimentos do jogo, criando um fantástico efeito visual que diverte tanto quem participa quanto quem assiste. A ação vai contar com a participação de pais e alunos do 5º, 6º e 7º ano, e terá como temática o período Brasil Colônia, dividindo os jogadores entre europeus colonizadores e nativos ameríndios.
A arte como base do conhecimento
Se fosse só isso já seria o bastante, mas o sábado ainda promete muito mais. Se no ano passado a escola trabalhou o famoso Guernica, de Pablo Picasso, para as tradicionais performances dos alunos, desta vez as obras escolhidas são As Bailarinas, de Edgar Degas, e Os comedores de batata, de Vincent Van Gogh, alguns dos maiores clássicos da pintura de todos os tempos. Somado a isso, acontece a representação de famosos retratos de Portinari e Amadeo Modigliani pelos alunos, em espécies de “retratos vivos”. O evento contará ainda com a apresentação de livros terapêuticos relacionados ao projeto Medicina Literária, e a presença da artista plástica passo-fundense Miriam Postal, que desde 2006 é tem sua obra estudada pelas turmas, e por isso acompanha e colabora com os alunos da St. Patrick. Também estarão expostos outros trabalhos de projetos envolvendo os alunos desde a educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental.
Apesar de nada convencional, o método de ensino da escola é visto com naturalidade pela diretora Tânia Von Meusel. “Temos o propósito de trabalhar desde as séries iniciais, muito antes da alfabetização propriamente dita, os conceitos de arte, as diferentes maneiras de leitura, as questões de percepção das coisas, do universo, do mundo, enfim, dentro da proposta pedagógica da Escola St. Patrick, a arte é a base do conhecimento. A partir dela seguiram todas as outras ciências”, afirma Tânia, deixando claro que o ato de relacionar a arte com outras disciplinas é mais fácil do que parece, e pode gerar um efeito inesperado, aumentando o interesse e o envolvimento dos alunos para os mais diversos temas. Para saber mais, o Segundo conversou com a Jaqueline Ahlert, professora de artes da escola. Confira.
Segundo – Há quanto tempo existe o Sábado Cultural na Escola St. Patrick?
Jaqueline Ahlert - Este evento acontece todos os anos, desde 1994. Já faz parte da história da Escola St. Patrick e é um evento que compartilha com toda a comunidade as produções dos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, integrando várias áreas do conhecimento que fazem parte do currículo da escola, como Artes Visuais, Música, Teatro, História, Geografia, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Ciências Naturais.
Segundo – Como é o processo de trabalho para a realização das atividades?
JA - Durante todo o ano, professores e alunos realizam estudos e desenvolvem projetos nas diferentes áreas do conhecimento. No Sábado Cultural, essas produções e os conhecimentos construídos são compartilhados com toda a comunidade, através de atividades que são planejadas e realizadas pelos estudantes com a orientação dos professores.
Segundo – O evento vem crescendo e se tornando cada vez mais tradicional no município. Qual a novidade desta edição?Ele já atingiu um outro patamar, saiu de dentro dos limites da escola não é?
JA – É interessante perceber que ele já atingiu um outro patamar, saindo de dentro dos limites da escola. Hoje o Sábado cultural é um evento muito esperado por todos, então neste ano teremos atividades na rua em frente à escola, para abranger ainda mais o público. Realizaremos ali o Xadrez Humano: Novo Mundo x Velho Mundo no século XVI, e também pretendemos expor as obras dos estudantes em outros locais da cidade, para que mais pessoas possam conhecer a arte produzida pelos estudantes da St. Patrick, e fazer com que ela sirva de exemplo para todos.
Serviço
Sábado Cultural da Escola St. Patrick
Data: Sábado, 27 de novembro
Local: Escola St. Patrick, av. General Netto, 870
Horário: Das 9h às 12h
Aberto a toda comunidade