Segundo ON
Se figuras como Charlie Chaplin, os Três Patetas e o Gordo e o Magro marcaram os primórdios do chamado humor pastelão, sem dúvida Leslie Nielsen foi seu maior entusiasta e ícone soberano durante os anos 1980 e meados da década seguinte. Com uma atuação inconfundível, que repetia os mesmos trejeitos e a aura de inocência desastrada sem jamais cansar o público, o ator faleceu neste domingo, aos 84 anos, depois de ter participado de incontáveis programas e estrelado mais de cem filmes, entre eles os clássicos Apertem os cintos, o piloto sumiu e Corra que a polícia vem aí. Exemplos impecáveis da legítima comédia pastelão, até hoje os longas são lembrados com saudade por diferentes gerações.
“Estamos tristes pelo falecimento do querido ator Leslie Nielsen, provavelmente melhor lembrado como o tenente Frank Drebin na saga Corra que a polícia vem aí, embora tenha desfrutado de uma carreira no cinema e na televisão durante mais de 60 anos”, escreveu a família do ator em comunicado oficial. Em vez de enviar flores, os familiares pediram que os fãs remetam doações em seu nome a organizações beneficentes. John Kelly, agente de Nielsen, comunicou que o ator faleceu em um hospital de Fort Lauderdale, na Flórida, por conta de complicações derivadas de uma pneumonia. O sobrinho Doug Nielsen afirmou ainda que ele havia permanecido hospitalizado durante 12 dias e que sua situação piorou nas últimas 48 horas, mas que ele morreu em paz, rodeado por sua família e amigos.
Carreira
Canadense nascido em Regina, em 11 de fevereiro de 1926, Nielsen passou parte da infância em uma fortaleza nos Territórios do Noroeste do Canadá, quando seu pai, nascido dinamarquês, trabalhava como policial na Real Polícia Montada Canadense. Estudou teatro em Toronto e Nova York, onde atuou em diversos programas de televisão ao vivo na década de 1950 e narrou vários documentários e comerciais, utilizando sua voz inconfundível. Na televisão, participou de série como O fugitivo, Os Intocáveis, Viagem ao Fundo do Mar, Dr. Kildare, Agente da Uncle, James West, Mash, Havaí 5-0, O Barco do Amor, A Ilha da Fantasia e o O Homem que Veio do Céu.
Apareceu em mais de uma centena filmes e outra centena de programas de televisão ao longo de sua carreira. Começou a trabalhar como galã em uma variedade de filmes devido a sua altura e sua presença, e entre alguns de seus trabalhos dramáticos mais conhecidos estão O planeta proibido e O destino do Poseidon. Mas por dentro havia uma veia cômica que explodiria no sucesso mundial Apertem os cintos, o piloto sumiu, de Jim Abrahams e dos irmãos Jerry e David Zucker. Posteriormente, incorporou seu papel mais famoso, que renderia vários retornos às telas, como em Corra que a polícia vem aí 33 ¹/³, e ainda em longas mais recentes como Drácula – morto, mas feliz e Todo mundo em pânico 3 e 4. Foi casado em quatro ocasiões e teve duas filhas, Maura e Thea, com sua segunda esposa.