Lengua, historia y actualidad

Universidade de Passo Fundo promove hoje evento sobre a Espanha, debatendo aspectos de sua língua, cultura e atualidade

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

    Colonizadores de boa parte da América, hoje os espanhóis vivem um de seus momentos mais difíceis. Apesar de ter ganho pela primeira vez a Copa do Mundo em julho deste ano, a boa fase no futebol não reflete a situação econômica do país, que vem sofrendo os efeitos da crise desde 2007, além de conflitos internos como o movimento separatista catalão. Mas nem só de problemas vive a Espanha: o país que tem Miguel de Cervantes, Pablo Picasso e Pedro Almodóvar entre seus mais ilustres artistas serve de exemplo em inúmeros aspectos, entre eles a valorização da própria história e o cultivo de suas tradições mais populares.

    São esses e outros assuntos que norteiam o encontro España: lengua, historia y actualidad, evento promovido pela Universidade de Passo Fundo na noite de hoje, no auditório de Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, no Campus I, a partir das 19h20. Convidando professores e alunos de língua espanhola, especialmente do curso de Letras da instituição, além da comunidade em geral, o debate vai levantar aspectos da língua, da cultura e da situação atual do país europeu.
    Para isso, palestra ao público Juan José Setién, assessor técnico da Embaixada da Espanha em Porto Alegre. Setién esteve em Passo Fundo em novembro de 2009, quando formou parte do corpo docente do Curso Interuniversitário para Atualização de Professores de Espanhol Língua Estrangeira (ELE), promovido pela Consejería de Educación da Embaixada da Espanha, Universidade de Salamanca e UPF. Seu currículo é extenso, e dentre sua formação é licenciado em Filología Germânica pela Universidade de Salamanca, licenciado em Filología Hispânica pela UNED e titulado em Língua Árabe pelo Instituto de Idiomas da Universidade de Sevilla. Também tem cursos de Formación en Español para Extranjeros pela Universidad Internacional Menéndez Pelayo. Atualmente atua como assessor técnico da Embaixada da Espanha no Brasil, integra o corpo docente de cursos promovidos pela Consejería de Eduación para formação e atualização para professores de Língua Espanhola e viaja por todo país divulgando a cultura espanhola.

    Em sua palestra o assessor vai falar da história da Espanha, as diferentes línguas que são faladas no país, o seu rico patrimônio arquitetônico e artístico, e tudo aquilo que faz do território espanhol um dos destino preferidos de turistas de todo mundo. Hoje são mais de 57 milhões de turistas por ano que visitam os museus de Madri, as obras de Gaudí em Barcelona, as festas populares em Pamplona, a magia de La Alhambra em Granada, a arquitetura e as muralhas de Toledo, as festas de Sevilla, e as cuevas de Altamira, consideradas as primeiras obras de arte da humanidade. O encontro España: lengua, historia y actualidad é uma atividade gratuita.

Gostou? Compartilhe