Dando continuidade ao processo de formação de leitores e de valorização da literatura no município de Passo Fundo, a Prefeitura Municipal está iniciando uma nova ação na Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, a pintura do muro externo. Através da Universidade Popular (UP) da Secretaria de Educação (SME), em parceria com o Curso de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF), o projeto envolve acadêmicos e alunos das escolas municipais que integram o Programa Mais Educação.
De acordo com a coordenadora da UP, professora Maria Augusta D’Arienzo, esse processo integra a revitalização que está acontecendo na biblioteca pública, onde inclusive já foram reformadas a parte elétrica e lógica do espaço. Ela destacou ainda que os professores que ali trabalham estão sendo capacitados junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas, ação que objetiva o melhor atendimento da comunidade que usufrui do espaço. Um projeto de revitalização da estrutura física da biblioteca, em que consta a troca do telhado, do assoalho, e questões de acessibilidade, também já está pronto e foi encaminhado para licitação.
Sobre a arte que foi iniciada no muro, a coordenadora do Curso de Artes Visuais da UPF, professora Mariane Loch Sbeghem, explicou que serão desenhadas árvores que vão representar a literatura, em que sairão delas livros e periódicos. A literatura de cordel e a leitura através da web também serão representadas. “Queremos passar a idéia da formação de leitores”, disse. Mariane salientou ainda, que um dos objetivos dessa parceria é integrar os alunos da UPF com a comunidade passo-fundense.
Nessa empreitada, os alunos da oficina de Grafite e Iniciação ao Hip Hop da Escola Municipal Fundação Educacional do Menor, que integra o “Mais Educação”, também estão participando. O oficineiro Rafael Ferrão, contou que uma vez por semana 50 alunos da Fundação participam da oficina, que além de trabalhar toda a parte básica e artística de desenho e grafite, oferece apoio de caligrafia, contribuindo assim com o aprendizado dos alunos.