Criado nos corredores da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo, o livro Crônicas Faquianas chega à sua quinta edição neste ano. A comissão organizadora está recebendo crônicas com tema livre até o dia 20 de dezembro, pelo e-mail [email protected]. Podem concorrer alunos, ex-alunos, professores, ex-professores, funcionários e ex-funcionários da Universidade. O lançamento da obra será durante a 14ª Jornada Nacional de Literatura, em 2011.
O projeto
O projeto Crônicas Faquianas nasceu em 2006, de uma ideia dos alunos do curso de Jornalismo Álvaro Henkes e Pedro Klein, sendo produzido pela Agência Experimental de Jornalismo (AgexJ) e pelo Diretório Acadêmico Carlos Gomes (DACG). Nas duas primeiras edições, o livro trazia crônicas escritas por alunos e ex-alunos da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF. Nesta terceira edição, para comemorar o aniversário da UPF e atendendo a pedidos, a participação no livro foi aberta a toda a comunidade universitária.
A continuidade do projeto, ampliando seu alcance a cada edição, é uma das grandes conquistas do livro, nascido e mantido nos corredores da Faculdade de Artes e Comunicação. “Mesmo numa grande universidade como a UPF é sempre um enorme desafio criar e manter projetos, principalmente se tratando de publicações. A FAC e a Agência Experimental de Jornalismo, com muita luta, partem para a quinta edição de Crônicas Faquianas, publicando um novo livro a cada ano. O projeto está consolidado em termos de qualidade e de autores”, afirmou o editor e organizador do livro, professor João Carlos Tiburski. A obra também conta com a organização do diretor da FAC César Augusto dos Santos e da jornalista Roberta Scheibe.
Regulamento do Crônicas Faquianas V
Para a comissão julgadora de Crônicas Faquianas V serão escolhidas três pessoas de áreas do conhecimento do jornalismo, literatura ou campos afins. Os três profissionais irão selecionar os textos da seguinte maneira:
1. Os critérios levados em conta (tema, tratamento, linguagem, criatividade e correção lingüística) para estabelecer se um texto é “publicável” ou “não publicável” serão definidos pela ótica e sensibilidade de cada um dos três selecionadores levando em conta os itens acima enumerados e outros pessoais do avaliador.
2. Em cada crônica avaliada deverá constar somente, escrito à caneta em cada trabalho, se o texto é “publicável” ou “não publicável”; abaixo a assinatura e rubrica do avaliador.
3. Cada concorrente poderá enviar uma crônica, tema livre, para [email protected] até 20 de dezembro de 2010. Anexar e-mail, telefones, um pequeno perfil e uma foto (em alta resolução) do autor. Podem concorrer alunos, ex-alunos; professores e ex-professores; funcionários e ex-funcionários de toda UPF (incluindo os campis).
4. As crônicas que tiverem somente 1 voto não serão publicadas.
5. O projeto Crônicas Faquianas chega à sua quinta edição, graças a participação dos autores que adquirem os livros pelo preço de custo e vendem pelo preço de mercado (livraria) ficando com no mínimo 50% como direito autoral. Cada autor publicado deverá adquirir pelo menos cinco exemplares.
5 . Os organizadores são: João Carlos Tiburski. César Augusto A. dos Santos e Roberta Scheibe e Sônia Regina Schena Bertol.