Através dos tempos

Fruto dos trabalhos realizados pelos alunos do curso de Design de Moda da UPF para disciplina de História da Arte, exposição utiliza roupas que marcaram época para falar de cultura através do tempo e do espaço

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

    Para quem encara a moda de maneira pejorativa, vendo-a como simples futilidade, os alunos da disciplina de História da Arte do curso de Design de Moda da Universidade de Passo Fundo dão o troco em grande estilo e revelam uma outra faceta desse tema por meio de uma criativa exposição nas vitrines da Livraria UPF. Chamando atenção pelos corredores do Centro de Convivência, no campus I da instituição, a mostra utiliza bonecas Barbie como ponto de partida para uma verdadeira viagem pelo tempo e pelo espaço através das roupas que cada uma traz.

    Com modelos impecavelmente elaborados pelos alunos da disciplina ministrada pela professora Margarida Pantaleão, coordenadora pedagógica do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, em moldes milimétricos e por isso mesmo desafiadores, a exposição apresenta um enorme panorama da cultura desde a pré-história, com uma estilosa mulher das cavernas, passando pelas mais variadas épocas e chegando até o século 20, retratado em momentos importantes como os anos 1960, quando a pop art de Andy Warhol se misturava às tendências hippie de paz e amor e criava uma rebeldia alegre característica desse tempo.

    Como explica a professora, o objetivo é estudar a relação espaço-temporal presente tanto na moda quanto na arte. “Se trata de uma proposta de exposição que abarca um longo período da história, indo desde a pré-história até a contemporaneidade. Trata-se também de um conjunto de propostas realizadas com distintas formas e materiais tendo como a temática da História da Arte”, contextualiza Margarida. “A partir das vivências realizadas na disciplina de Estética e História da Arte, cada aluno criou e confeccionou um roupa masculina ou feminina vestindo um boneco e  estabelecendo com isso uma relação espaço-temporal. A pesquisa aconteceu e as obras que são apresentadas sugerem uma alusão ao espaço-tempo decorrido na história da humanidade e nas suas produções artísticas”, explica a professora.

    Ela acrescenta que o trabalho desenvolvido em sala de aula foi positivo no sentido de reunir o tema da disciplina com o curso de forma prática e extremamente interessante, instigando a criatividade de cada acadêmico. “Esta temática vem propiciar a relação teórico-prática do aluno com o conteúdo e sua interação com o próprio universo da moda”, salienta. Para a criação dos trabalhos que acabaram virando exposição, foram utilizados materiais diversos, entre eles tecido, linha, lã, materiais industrializados, espelhos, peças de metal fundido, caixas de acrílico, cerâmica e linho.

    Atraindo pelas formas precisas e pelos impressionantes detalhes, de certa maneira as obras confeccionadas demonstram como a cultura vai muito além da literatura, da música, das artes visuais, enfim, da produção artística de uma época, imotalizando-se também em elementos que passam despercebidos em seu tempo, mas décadas mais tarde revelam muito sobre um povo e o seu modo de viver.

Gostou? Compartilhe