Segundo ON
Poucas coisas são mais profundas do que uma relação entre pai e filho. Não há pai que não influencie de maneira decisiva o seu filho - seja para o bem ou para o mal -, e no caso de Allan Sieber essa influência vai ainda mais além. Filho do ilustrador Jouralbo Sieber, nome relevante na produção artística da publicidade dos anos 1940 até a década de 90 no Rio Grande do Sul, Allan acabou se tornando um dos quadrinistas mais promissores do país por seu trabalho autoral extremamente criativo e de humor cada vez mais raro no cenário. Apesar de assinar obras cômicas das mais divertidas, entre elas Vida de Estagiário e Preto no branco, o autor retorna agora com uma graphic novel diferente, baseada nas memórias de seu pai.
Intitulada Ninguém me convidou, a obra é resultado da parceria dele com seu pai na adaptação de histórias e casos da vida de Jouralbo para os quadrinhos. No prefácio, Sieber deixa transparecer o forte caráter emotivo da HQ. “Hoje, vejo claramente que, além de querer contar a(s) história(s) dele, eu queria fazer esse livro para ficar ao lado do meu pai e ouvi-las”, explica. “Vendo suas histórias reunidas aqui, sou obrigado a concluir que ele me influenciou muito mais do que eu imaginava. Nossa vida não daria um filme hollywoodiano ridículo do tipo 'meu pai me ensinou a andar de bicicleta, a dirigir e a me barbear'. Não, meu querido pai me ensinou - não com palavras - uma coisa muito mais preciosa que isso: seja você mesmo, sem concessões. Não seja um puxa-saco, por mais que a vida lhe imponha isso. Nade contra a corrente com braçadas fortes. Obrigado, Jouralbo. De um jeito ou de outro acho que aprendi a lição”, declara o jovem quadrinista. Ninguém me Convidou é um lançamento da editora Conrad, no formato 21,5 x 27,5 cm, 112 páginas e valor de R$ 32,90.
A família
Allan Sieber é autor de quadrinhos, cartunista e animador. Começou na carreira publicando a tira Bifaland no Caderno Zap, do jornal O Estado de São Paulo. Em 1998, recebeu o Troféu HQMix de Desenhista Revelação. Em 2001, começou a publicar a série Vida de Estagiário no caderno Folhateen. Em 2002, dirigiu as animações do filme O Homem que Copiava, de Jorge Furtado. Allan Sieber já publicou seus trabalhos em revistas como Bundas, Set, Cybercomix e nos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Gazeta Mercantil, Zero Hora e Pasquim 21, entre outros.
Juralbo Sieber nasceu em 1930 em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Ilustrador, seu primeiro emprego foi na Editora Globo, em Porto Alegre, nos anos áureos da editora. Depois, passou a trabalhar como desenhista e diretor de arte na publicidade gaúcha, carreira que seguiu até os anos 1990. Ninguém me Convidou é sua primeira HQ. Antes disso participou na HQ Vida de Estagiário, de Allan Sieber, quando ilustrou a série de estagiários históricos, como Che Guevara, Jesus e Da Vinci.