Os bons se vão

Depois de Arthur Penn e Mario Monicelli, morre o diretor Blake Edwards, de filmes como A pantera cor de rosa e Bonequinha de Luxo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

    Mais um importante nome do cinema mundial entra para a lista das perdas de 2010: o diretor norte-americano Blake Edwards, de 88 anos. Consagrado por grandes clássicos como A pantera cor de rosa, Mulher Nota 10 e Bonequinha de Luxo, o cineasta faleceu nesta quinta-feira em Brentwood, California. Com a carreira coroada por um Oscar honorário em 2004, Edwards começou sua trajetória como escritor de rádio. Ao lado de Orson Welles, foi o responsável pela polêmica transmissão de Guerra dos mundo, um comunidade divulgado em outubro de 1938 que ficou famoso por levar a população americana ao desespero, acreditando que extraterrestres haviam invadido a Terra. A notícia, narrada em tom jornalístico por Welles, era na verdade a adaptação do livro de Herbert George Wells.

    Antes de virar diretor, trabalhou no cinema também como roteirista e produtor. Edwards foi casado com a atriz Julie Andrews, com quem trabalhou junto em vários filmes, como Victor/Victoria e Lili, minha adorável espiã, e com quem teve cinco filhos. Sua produção no cinema é marcada pela longa e conturbada parceria com o ator Peter Sellers, protagonista de vários de seus filmes. A relação é mostrada no filme Vida e Morte de Peter Sellers, que mostra em uma de suas passagens um amigo vidente tentando convencê-lo a voltar atrabalhar com Edwards, sugerindo que seu futuro estava ligado à iniciais B. E. Sellers teria entendido que eram de Britt Ekland, uma modelo sueca com quem acabou se casando mais tarde.

Gostou? Compartilhe