Passo Fundo comemora 154 anos de emancipação

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Há 154 anos, em 28 de janeiro de 1857, Passo Fundo teve a emancipação de seu território oficializada. Hoje, o território original abriga 107 municípios. Fundada pelo cabo Manuel José das Neves, nas terras da Fazenda Nossa Senhora da Conceição Aparecida, significou a retomada da povoação da região onde hoje fica a cidade.

Após quase ser arrasada pela Revolução Farroupilha, reergueu-se e chegou a vila em 7 de agosto em 1857, quando foi instalada, sob a presidência de Manuel José de Araújo, a Câmara Municipal, com poderes executivos e legislativos.
Anos depois, no final do século, seu território foi palco de uma das mais sangrentas batalhas da Revolução Federalista: a Batalha do Pulador. Em abril de 1964, o governador Ildo Meneghetti estabeleceu em Passo Fundo o governo do Estado do Rio Grande do Sul por 4 dias devido ao Golpe Militar de 1964.

Hoje, Passo Fundo é conhecida como a capital do Planalto Médio, sendo a cidade pólo da região. É a quarta cidade que mais cresce no estado e tem o 9º PIB do RS. Passa por importantes transformações econômicas e vive processo de industrialização constante. Exemplo disto foi o recente anúncio da instalação na cidade de uma grande empresa do ramo metal-mecânico americana. A Manitowoc deverá impulsionar a economia regional  com a fabricação de guindastes para a construção civil e terá como principais clientes, além do Brasil, os países da América Latina. O investimento inicial da empresa na cidade será de R$ 70 milhões e em 5 anos deverá faturar mais de R$ 2,7 bilhões/ano

Assessoria PMPF

Gostou? Compartilhe