Segundo ON
A Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo nunca foi um simples evento, mas sim uma grandiosa e ininterrupta manifestação literária. Na busca por tornar essa movimentação cada vez mais contínua e efetivamente presente no cotidiano da cidade, desde 2006 o vácuo dos dois longos anos que distanciam uma edição da outra tem sido diminuído pela existência do projeto Livro do Mês da Capital Nacional da Literatura, promovido pela Universidade de Passo Fundo em parceria com o Sesc e a Prefeitura Municipal.
O método
Organizada pelo Centro de Referência em Literatura e Multimeios: Mundo da Leitura, a programação do projeto volta sua atenção à formação e consolidação de novos leitores através da vinda de autores nacionais de literatura infanto-juvenil. A cada mês, uma obra é o centro das atividades, que incluem palestras com o escritor em espaços como o Teatro do Sesc e os auditórios do Campus I da UPF.
Nessas ocasiões, as plateias variam entre universitários, alunos da rede particular, da rede estadual e da rede municipal de ensino, proporcionando assim a chance de que os alunos possam interagir com o autor que estudaram previamente em sala de aula. As atividades acontecem geralmente nos últimos dias de cada mês, iniciando em março e finalizando em novembro. Em 2011 as atividades não acontecem em agosto em função da 14ª edição da Jornada de Literatura, entre os dias 22 e 26 do mesmo mês. Entre os nomes que já participaram do Livro do Mês estão Heloisa Prieto, Angela Lago, Cristovam Buarque, Luís Dill, Flávio Carneiro, Marina Colasanti, Fernando Bonassi e Walcyr Carrasco.
O título
O Livro do Mês é uma prática adotada desde 2006 com o objetivo de consolidar o título obtido por Passo Fundo, no início daquele ano, de Capital Nacional da Literatura, através da Lei Federal nº 11.264. O mérito foi concedido em função de a cidade ser sede de um dos maiores debates literários da América Latina, a Jornada Nacional de Literatura, que completa 30 anos em 2011.
Programação 2011
Março - Alma de fogo: um episódio imaginado de Álvares de Azevedo, de Mario Teixeira
Abril - Um pingüim tupiniquim, de Índigo
Maio - No longe dos gerais, de Nelson Cruz
Junho - O vôo da Arara Azul, de Maria José Silveira
Setembro - Contador de histórias de bolso – Brasil, de Ilan Brenman
Outubro - Eu sou Maria / Os doze trabalhos de Hércules, de Sonia Rodrigues
Novembro - Acertando o alvo, de Gustavo Melo