O Grammy das surpresas

53ª edição do Grammy teve performances inesperadas, vencedores contestados e uma banda de rock derrubando Eminem, Katy Perry e Lady Gaga na importante categoria de Álbum do Ano. Acredita?

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

    Justin Bieber NÃO foi escolhido o artista revelação de 2011. Lady Gaga NÃO foi vestida de carne nem de nenhum outro alimento, mas chegou dentro de uma espécie de ovo carregado por nada menos que alienígenas. Ela – junto com outros nomes fortes como Eminem e Katy Perry – NÃO venceu a disputada categoria de Álbum do Ano pois foi literalmente derrubada por uma banda de indie rock canadense questionada até mesmo pelos próprios fãs. Dá pra acreditar? E tudo isso aconteceu em apenas uma noite, durante a cerimônia de premiação do 53º Grammy Awards.

     Realizado no último domingo, 13, em Los Angeles, o Grammy 2011 teve todas as expectativas contrariadas com a vitória do Arcade Fire na principal categoria da noite, com o recente álbum The Suburbs. Lançado em agosto, o terceiro disco do grupo liderado por Win Butler representou o retorno triunfal da banda, que não lançava um trabalho novo desde 2007. Por melhor que seja o disco – o grupo é conhecido por álbuns conceituais e utilização de instrumentos como harpa e violino -, o resultado chocou o público principalmente pela forte concorrência. Estavam na disputa Lady Gaga, Katy Perry, Lady Antebellum e Eminem, que também fez seu grande retorno este ano e era o favorito da premiação.

Destaques

    Apesar de não sair como grande nome da noite, Gaga cumpriu com o que todos já esperavam: uma performance surpreendente do início ao fim do evento. Para isso, a cantora chegou ao tapete vermelho carregada dentro de um grande casulo branco – e só saiu dele para subir ao palco, quando fez sua esperada apresentação. Na oportunidade ela dançou cercada de bailarinos, tocou em um piano decorado com cabeças de bonecas e mostrou sua mais nova canção de trabalho, Born This Way, faixa-título de seu novo álbum. Além do show, Lady Gaga voltou ao palco para receber o Grammy de Álbum Pop por The Fame Monster.

    Eminem também não saiu de mãos vazias, já que conquistou o prêmio de melhor Álbum de Rap por Recovery, pelo qual agradeceu a nomes como Dr. Dre e Rihanna, que “ajudou a dar visibilidade ao disco pela parceria em Love the way you lie”. Quem era aposta de muitos e acabou ofuscado por talentos mais maduros foi Justin Bieber, que perdeu na categoria de Revelação para Esperanza Spalding, jovem contrabaixista e cantora de jazz – não sem choro e reclamação dos histéricos fãs do astro mirim. Enquanto isso, na contramão das apostas, foi consagrada pelo Grammy a banda de country Lady Antebellum, grande vencedora nas categorias de Álbum Country, Música do Ano e Gravação do Ano. A noite ainda teve belas apresentações de Cee Lo Green, Bob Dylan e Mick Jagger.

Lista dos vencedores

Álbum do ano
The suburbs - Arcade Fire

Álbum pop vocal
The fame monster - Lady Gaga

Álbum country
Need you now - Lady Antebellum

Álbum de rap
Recovery – Eminem

Álbum de rock
The resistance - Muse

Música do ano
Need you now - Lady Antebellum

Gravação do ano

Need you now - Lady Antebellum

Artista revelação
Esperanza Spalding

Performance pop de dupla ou grupo
Hey, soul sister (live) - Train

Performance country feminina

The house that built me - Miranda Lambert

Gostou? Compartilhe