Segundo ON
Se você é um escritor, sabe que ganhar um prêmio literário é muito bom pelo dinheiro, mas ainda melhor pelo reconhecimento nacional que a vitória proporciona. Seja para lançar a carreira de um novo talento ou consolidar de vez um grande nome da literatura contemporânea, o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon vem há uma década dando motivos a mais para que, a cada dois anos, o Brasil foque todas as suas atenções nas Jornadas Literárias.
Neste ano, a maior manifestação da América Latina chega à sua 14ª edição e o prêmio consagra pela sétima vez o melhor escritor em língua portuguesa escolhido pela comissão julgadora do evento. As inscrições já estão abertas e se estendem até o dia 15 de junho, recebendo obras publicadas nos últimos dois anos, no período entre junho de 2009 e maio de 2011. O vencedor será anunciado no dia 22 de agosto, durante a abertura da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. A novidade neste ano é o valor do prêmio, que subiu de R$ 100 mil para R$ 150 mil.
Escritores ou editoras devem enviar seis exemplares do livro, acompanhados de breve currículo do autor e da ficha devidamente preenchida. Cada candidato pode inscrever apenas um romance.
Todas as informações sobre o concurso estão disponíveis no site www.jornadadeliteratura.upf.br.
Estrangeiros
Além de escritores brasileiros, o Prêmio Zaffari & Bourbon tradicionalmente recebe obras de autores de outros países de língua portuguesa, como Moçambique e Portugal, e também de nações fora da comunidade lusófona, como Inglaterra e Tailândia. Instituído a partir de 1999, o prêmio foi criado pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo por meio da Lei nº 3.366, de 28 de agosto de 1998, sendo uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, e tendo como finalidade promover a cultura e homenagear os melhores romancistas contemporâneos de língua portuguesa, além de estimular a leitura de suas obras e o debate crítico sobre elas.
Vencedores
Na primeira edição, o prêmio foi conquistado por Sinval Medina, com a obra Tratado da altura das estrelas. Na seguinte, em 2001, dois autores dividiram a premiação: Antônio Torres (Meu querido canibal) e Salim Miguel (Nur na escuridão). O Zaffari & Bourbon teve ainda como vencedores Plínio Cabral - 3ª edição, 2003, com o livro O riso da agonia; Chico Buarque de Hollanda - 4ª edição, 2005, com o romance Budapeste; e Mia Couto – 5ª edição, 2007, com a obra O outro pé da sereia. Na última edição, de 2009, 176 romances disputaram o prêmio e o vencedor foi Cristovão Tezza, com o livro O filho eterno.
Sobre a Jornada
Este ano as Jornadas Literárias de Passo Fundo completam 30 anos de existência. O evento acontece entre os dias 22 e 26 de agosto, no Circo da Cultura, montado no Campus I da Universidade de Passo Fundo. Com o tema Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias, a programação inclui palestras, conversa com autores, cursos, espetáculos musicais, teatrais e de dança, oficinas, filmes e exposições. Tradicionalmente, participam da Jornada Literária escritores de todo o mundo. Neste ano, estão confirmadas as presenças dos portugueses Gonçalo Tavares e Tatiana Salem Lévy; o tunisiano Pierre Lévy; os argentinos Alberto Manguel e Beatriz Sarlo; além dos brasileiros Mauricio de Sousa, Ziraldo, Elisa Lucinda, Edney Silvestre, Eliane Brum,entre outros.