Marina de Campos ON
Não que se possa acreditar em favoritos de olhos fechados – que o diga James Cameron e seu superestimado Avatar –, mas que O discurso do rei tem tudo para ganhar o Oscar deste ano, isso ele tem. Infalível filme de época baseado em personagens históricos, daqueles que rendem bons cenários, figurinos e, principalmente, grandes atuações, o longa de Tom Hooper é elegantemente dramático ao contar a história do rei George VI e a superação de seu inaceitável problema: a gagueira.
Vencedor de prêmios considerados termômetros do Oscar, entre eles o Bafta e o SAG Awards, o longa deve conquistar ainda prêmios como o de melhor roteiro, figurino, direção de arte e ator para Colin Firth – Geoffrey Rush levaria de coadjuvante, não fosse por Christian Bale em O Vencedor. Apesar do favoritismo, vale lembrar a “maldição dos monarcas”. Se levar a principal estatueta da noite, O discurso do rei será o primeiro filme com um monarca britânico como figura central a vencer em 83 anos de história. Apesar da clara adoração da Academia pela realeza, longas como Henrique V, Becket, Elizabeth e A Rainha sofreram da maldição e não levaram o disputado prêmio.
Concorrem ainda Cisne Negro, A origem, Toy Story 3, Bravura indômita, Minhas mães e meu pai, O Vencedor, 127 Horas, Inverno da alma e A rede social – único com chances de roubar a cena e se tornar a grande zebra da noite.
Tudo virtual
Apesar de não dar tanto destaque ao filme de temática mais atual da lista – A rede social apresenta a criação do Facebook -, isso não quer dizer que o Oscar esteja desatualizado. Prova disso é a cenografia deste ano, que contará pela primeira vez com cenários virtuais. “Queremos usar nosso a ambiente para nos transportar para outros lugares, outras épocas. Será uma mudança radical, o visual vai mudar a cada ato", explica o produtor Don Mischer. O recurso virtual vai servir para contextualizar cada um dos prêmios e dinamizar ainda mais a cerimônia que acontece neste domingo, no Teatro Kodak, em Los Angeles, com apresentação dos atores James Franco e Anne Hathaway. O evento é transmitido pela Rede Globo após o BBB 11, e pela TNT a partir das 21h.
As apostas do Segundo
Melhor filme:
O discurso do rei
Melhor diretor:
Tom Hooper, por O discurso do rei
Melhor ator:
Colin Firth, em O discurso do rei
Melhor atriz:
Natalie Portman, em Cisne negro
Melhor ator coadjuvante:
Christian Bale, em O vencedor
Melhor atriz coadjuvante:
Melissa Leo, em O vencedor
Melhor roteiro original:
O discurso do rei
Melhor roteiro adaptado:
A rede social
Melhor longa-metragem de animação:
Toy Story 3
Melhor direção de arte:
O discurso do rei
Melhor fotografia:
Bravura Indômita
Melhor figurino:
O discurso do rei
Melhor documentário:
Exit through the gift shop
Melhor edição:
A rede social
Melhor filme estrangeiro:
Biutiful
Melhor trilha sonora original:
A rede social
Melhor canção original:
We belong together, de Toy Story 3
Melhores efeitos visuais:
A origem
Melhor maquiagem:
O lobisomem