Roda viva

Fotografias de automóveis passo-fundenses registradas através do século refletem evolução da cidade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Imagine as belas ruas do centro passo-fundense, por onde circula calmamente o novo Ford 26 de Ludovico Della Mea, ou o caminhão Dodge que transporta carne até o Matadouro Municipal, também os veículos movidos à gazogênio estacionados em frente à Igreja Metodista e os transeuntes observando a passagem do primeiro ônibus a fazer a linha Passo Fundo – Porto Alegre, carinhosamente apelidado de “Flecha Dourada”.

    Sobrepondo as fotografias da exposição Sobre Rodas, é esse o cenário que se materializa: variando de data – retratam desde o início dos anos 1920 até a década de 60 – os registros despertam nostalgia enquanto provocam reflexão. Isso porque, por meio de automóveis de diferentes épocas, é possível acompanhar a evolução de toda uma cidade. É exatamente com esse objetivo que o Museu Histórico Regional se juntou ao Sesc para promover a mostra, exposta no quinto andar da entidade.
    Desde os primeiros veículos de posse da elite local, os ônibus que percorriam as estradas incipientes da região, como o de Abele Brezolin, que fazia a linha Passo Fundo – Guaporé em 1929, passando por desfiles nos anos dourados da cidade, como o realizado em 1941, nas comemorações do Dia do Caixeiro-Viajante, e ainda os tais carros movidos à gazogênio (durante a Segunda Guerra, o gazogênio foi introduzido como alternativa à escassez petróleo),  a exposição dá a oportunidade de conhecer a história do município por uma ótica diferenciada.

    Ao todo são 12 fotografias espalhadas pelo claro e sossegado hall de exposições do Sesc, no quinto andar, entre a biblioteca e o terraço. Quem quiser conferir deve visitar a mostra até o dia 29 de março, de segunda a sexta, das 9h às 19h.

Gostou? Compartilhe