Loca na capital

Insuperável musa da América Latina, Shakira canta em Porto Alegre nesta terça, no Music Pop Festival

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Marina de Campos

    “I'm crazy but you like it! Loca, loca, loca”, diz ela enquanto sorri com o canto da boca e se requebra sem fazer qualquer esforço. Musa pop de todos os latinos desde os tempos dos cabelos pretos encaracolados de No Creo e Estoy Aqui até o esplendor dourado de Waka Waka e She Wolf, Shakira conseguiu o feito de conquistar os Estados Unidos sem perder a essência de que vem da origem colombiana e a ascêndencia libasena, provavelmente a mistura responsável por sua beleza exótica, a personalidade forte e o mistério nos olhos que a caracteriza.

    Agora, em pleno auge, Shakira vem ao Brasil para sua turnê mundial e passa por Porto Alegre nesta terça-feira, como atração principal do Pop Music Festival, evento que acontece também em São Paulo e Brasília e traz ainda nomes como Ziggy Marley, Fatboy Slim e Train. Na apresentação que acontece na capital gaúcha, a cantora apresenta as canções de seu último álbum, Sale el sol, no qual faz uma espécie de “volta às origens” depois de um profundo mergulho no pop ao melhor estilo americano.

    Com passagem também na Argentina, o Pop Music Festival levou Shakira a mais de 40 mil fãs que a assistiram em Buenos Aires no último sábado, 5. Na ocasião, a artista cantou faixas como Te Dejo Madrid, Ciega Sordomuda, Ojos Así, Hips Don't Lie, Waka Waka e outros de seus grandes clássicos, arriscando ainda alguns covers como o de Nothing Else Matters, do Mettalica. Simpática, se disse feliz em “estar novamente em casa”, em referência aos anos que morou na capital portenha. Para quem pretende ir ou vai estar em Porto Alegre na semana que vem, o show acontece no estacionamento da Fiergs e tem ingressos à venda variando entre R$ 125 e R$ 800.

Colombiana de ascendência libanesa, Shakira Isabel Mebarak Ripoll é uma das poucas latinas a conquistar os Estados Unidos e que mantém o sucesso por mais de dez anos, sem esquecer suas raízes. Shakira é conhecida por ter um rebolado único, fruto de aulas de dança do ventre, que aprendeu com a avó materna. Além da beleza física, ela é uma artista completa, que participa de todas as fases da criação de um trabalho, como a composição das canções, arranjos, cenários dos shows, figurino e produção de CDs e DVDs. É uma cantora pop que mistura diversos ritmos, como música cubana, colombiana, porto-riquenha, argentina, brasileira e até de origem árabe e libanesa. O reggaton, som mix de rap, ritmos latinos e dancehall, é um dos seus estilos musicais mais marcantes.

    Shakira começou a carreira bem cedo. Escreveu sua primeira canção aos oito anos, venceu concursos regionais e lançou o primeiro disco, Magia, aos 13 anos, em 1991, com músicas escritas por ela entre os oito e dez anos de idade. O segundo CD,  Peligro, veio aos 15 e, em seguida, Pies Descalzos (1996), o primeiro reconhecido internacionalmente, que a levou a uma turnê de dois anos pela América Latina e Estados Unidos. O single Estoy Aqui foi um tremendo hit, que contribuiu para alavancar ainda mais sua carreira. Ela também foi premiada com um Grammy e dois Grammys Latinos pelo disco. Em 2000, gravou o MTV Unplugged, que vendeu quase um milhão e meio de cópias em todo o mundo. Em 2001, a colombiana lançou seu primeiro disco em inglês, o Laundry Service. Em 2005, veio o trabalho Fijación, dividido em duas partes: Fijación Oral Vol. 1, em espanhol, e Oral Fixation - Vol. 2, em inglês. No primeiro CD, a canção La Tortura, em parceria com o cantor espanhol Alejandro Sanz, foi o carro-chefe do disco. Os dois se apresentaram no MTV Video Music Awards, no mesmo ano. No ano seguinte, o álbum Fijación Oral Vol. 1 foi premiado no Grammy Awards. Em 2007, participou do clipe de Beyoncé, Beautiful Liar.

    No ano de 2009, lançou o disco She Wolf, com destaque para a faixa-título e outras canções em inglês. Em 2010, gravou o CD Sale El Sol e anunciou uma nova turnê, que incluiu o Brasil, onde Shakira fará shows nas cidades de Porto Alegre, Brasília e São Paulo, em março de 2011, dia 15, em Porto Alegre.

Gostou? Compartilhe