“Tenho o prazer de estar concretizando mais um sonho: produzir um disco e dividir o palco com três dos músicos que fazem parte da minha família musical: Guinha Ramires, Gerald Preinfalk e Klemens Bittmann. Com eles aprendi, ensinei e senti a alegria de fazer música de coração e alma.” Enquanto Alegre realiza seu sonho, Passo Fundo tem a sorte de ser uma das três cidades do Brasil a receber o projeto Alegre Corrêa Quartet, promovido aqui pela Cultor Produtora dentro do Programa CulturAção, da Secretaria de Desporto e Cultura da Prefeitura Municipal.
Passo-fundense radicado na Áustria desde a década de 1980, o músico é consagrado na Europa por seu exímio talento como instrumentista, comprovado ao longo de sua carreira e elevado a uma seleta categoria em 2010, quando recebeu o Grammy de melhor álbum de jazz contemporâneo por sua participação como guitarrista no disco 75, de Joe Zawinul. Cada vez mais prestigiado em terras brasileiras apesar do reconhecimento muito maior do outro lado do oceano, Alegre retorna mais uma vez à sua terra natal, dessa vez unindo-se a Guinha Ramires e trazendo consigoos estrangeiros Gerald Preinfalk e Klemens Bittmann.
Amigos de longa data, os músicos decidiram se juntar para o projeto. “Na minha estrada musical tive o prazer de encontrar músicos de diversos estilos e personalidades. Com o tempo fui descobrindo que alguns deles eram, para mim, especiais. Músicos com os quais desenvolvi uma afinidade incomum”, comenta o músico. “Constatei que pensávamos juntos e que isso tornava mágico o momento de tocar. Fui passando a entender que existe algo como uma família musical. Pessoas que realmente gostam de tocar juntas, fazendo com que a música fique mais profunda e verdadeira, com base no entrosamento, confiança musical e intelectual do companheiro”, explica Alegre.
O quarteto
Para a apresentação na próxima semana, ele toca guitarra, bateria e percussão, enquanto Guinha Ramires executa violão e baixo elétrico. Das visitas estrangeiras, apenas Klemens vem pela primeira vez à cidade. Violinista, fundou duas das bandas mais importantes do cenário world music na Áustria, realizando inúmeras turnês pela Europa e formando parcerias importantes com músicos do mundo inteiro. Em Passo Fundo ele integra o quarteto tocando violino e mandola. Junto com ele vem de Viena Gerald Preinfalk, já conhecido por aqui por seu show ao lado de Alegre em agosto do ano passado. Com carreira iniciada aos nove anos, tocando clarinete, se especializou nos sopros estudando saxofone clássico em Paris, e de volta à Áustria virou integrante do Klangforum Vienna, um dos mais famosos conjuntos de música clássica contemporânea da Europa, e ganhou o prêmio HansKoller em 2001 como revelação do ano no jazz. No show ele executa clarone, sax soprano e clarinete.
Programe-se!
Alegre Corrêa Quartet
Data: 19 de março de 2011
Local: Teatro Múcio de Castro
Horário: 20h30min
Ingressos: R$ 25
Promoção: Secretaria de
Desporto e Cultura de Passo Fundo - Programa CulturAção
Realização: Cultor Produtora