Clássico, Dragonball, Gaiman, Cameron. Quando muitas palavras brilham numa mesma frase, é sinal de coisa boa vindo por aí. De acordo com a revista Variety, o produtor chinês Zhang Jizhong está trabalhando na adaptação do conto milenar Jornada ao Oeste, projeto que deve se tornar uma trilogia de orçamento milionário pago em conjunto por China e Estados Unidos. “Eu gostaria que metade do orçamento saísse da China e a outra metade de Hollywood, mas eu sei que a maior parte do dinheiro virá da China. Anda muito fácil conseguir financiamento aqui”, afirma.
Para honrar com a importância da obra, Jizhong pretende escalar nomes de peso, e os dois primeiros são Neil Gaiman e James Cameron. Enquanto o criador de Sandman fica encarregado do roteiro, o diretor de Avatar deve supervisionar todo o processo e dar atenção especial às questões tecnológicas, já que há a possibilidade de o filme ser filmado em 3D. Para dirigir o filme, o produtor quer Guillermo del Toro. “Ele já mostrou interesse, mas quer ver o roteiro antes”, ascrecenta. Os longas serão falados em inglês, com um elenco misto de orientais e ocidentais que ainda não foi revelado.
O que é?
Jornada ao Oeste foi publicado em 1590, durante a Dinastia Ming. Escrito por Wu Cheng’en, conta a história de Sun Wukong, o Rei Macaco. Equivalente à Odisseia de Homero para os ocidentes, a obra é uma das mais importantes do oriente por ser baseada no folclore chinês. A história mostra sua peregrinação pela Índia na intenção de resgatar pergaminhos de Buda em busca da iluminação, tendo a ajuda de poderes mágicos, um monge, o espírito de um peixe e o espírito de um porco. A versão mais célebre é a interpretação livre feita por Akira Toriyama em Dragonball.