A Pré-Jornada de Literatura é um dos temas do seminário promovido pela 7ª Coordenadoria Regional de Educação, que acontece no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF) a partir das 8h. O grupo interdisciplinar que coordena as Pré-Jornadas deve apresentar aos professores estaduais a metodologia do trabalho para esta edição da Jornada a partir das 9h.
A Pré-Jornada é um dos diferenciais das Jornadas Literárias e de seus propósitos de formação de leitores, na medida em que busca aproximar o público participante dos escritores que se farão presentes no evento. No período que antecede a Jornada, os autores convidados indicam uma série de obras que são lidas e discutidas antecipadamente pelo público, fazendo com que este se familiarize não só com o próprio autor, mas também com o tema a ser debatido durante o evento. A estratégia proporciona mais qualidade aos debates, com discussões mais aprofundadas, o que motiva ainda mais os principais atores da Jornada: escritores e leitores.
Os professores da rede municipal de ensino também terão um encontro especial de esclarecimento sobre a Pré-Jornada. Será no dia 23 de março, às 13h30min, na Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo.
Tecnologia em destaque na 14ª edição
A influência de novos meios de comunicação e transmissão de informação e conhecimento e seu impacto na vida de novos e antigos leitores serão discutidos entre escritores consagrados, artistas e diversos outros atores culturais durante a 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, entre os dias 22 e 26 de agosto, no Circo Literatura, Campus I da UPF. Com o tema “Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias”, a programação inclui palestras, conversa com autores, cursos, espetáculos musicais, teatrais e de dança, oficinas, filmes e exposições.
Completando 30 anos de existência, a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo traz a Passo Fundo os portugueses Gonçalo Tavares e Tatiana Salem Lévy; os argentinos Alberto Manguel e Beatriz Sarlo; e o tunisiano Pierre Lévy. Dos autores brasileiros, Mauricio de Sousa, Ziraldo, Elisa Lucinda, Edney Silvestre e Eliane Brum estão entre os escritores que vão representar a literatura nacional.
As atividades da Jornada abrangem todos os segmentos de leitores, mas o mais jovem vai receber atenção especial neste ano. Além da sexta edição da já tradicional Jornadinha Nacional de Leitura, destinada ao público infanto-juvenil, em 2011 será realizado o Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil – Literatura para crianças e jovens: por um novo pensamento crítico. As atrações para o público jovem incluem ainda a primeira Jornight, destinada a pessoas na faixa entre 15 e 25 anos e que vai reunir cerca de 1.000 pessoas.
Todas as informações sobre a Jornada podem ser obtidas pelo site www.jornadadeliteratura.upf.br, onde também está disponível o acesso às inscrições para a movimentação cultural.
Pré-Jornada de Literatura será tema de debate
· 2 min de leitura