O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) apresenta à comunidade a exposição Vestígios, da artista plástica austríaca Maria Tomazelli. A abertura da exposição será realizada nesta quinta-feira, dia 24 de março, às 19h30min, com a presença da artista. As obras permanecem em exposição para visitação até o dia 1º de maio.
O MAVRS é mantido em parceria entre Prefeitura Municipal de Passo Fundo e Universidade de Passo Fundo (UPF), especialmente por meio da Faculdade de Artes e Comunicação.
Vestígios
A inspiração para a exposição Vestígios, de acordo com a artista Maria Tomazelli, vem da atenção dedicada cotidianamente aos materiais de demolição e outros tantos que passam quase que despercebidos pela maioria das pessoas. “Um dia topei com uma lona de caminhão, toda rasgada, remediada, costurada. Pensei: para ela, esses remendos são as fotos de seu álbum de viagem, e o dono do caminhão deve saber em que lugar, a que hora, em que luz aconteceu cada marca, cada cicatriz. Deve se lembrar da chuva de gelo, do galho da árvore que pendia demasiadamente para dentro da pista, do buraco na estrada cheio de água com graxa que foi jogada na lona; da tentativa de lavá-la num
posto de gasolina que fez com que manchasse mais ainda. Das paradas nos borracheiros nesse Brasil afora para consertá-la. Até que não deu mais e ela ia virar, ela mesma, matéria para remendar outras lonas, mais novas, nesse ciclo que é a vida. Ah...se não fosse eu a encantar-me com ela!”, explica, no texto em que apresenta a exposição.
De acordo com a Tomazelli, os grafismos e as cores que o uso dos objetos produz não pode ser imitado pela mão do homem, já que é a ação do tempo que dá pátina e sabor. “Deve ser porque nestes vestígios a gente vê algo que dura mais do que a própria gente; é uma duração, mas ao mesmo tempo um desaparecer; e desse ciclo nós podemos participar com pequenos gestos”, avalia, caracterizando sua obra.
MAVRS apresenta exposição Vestígios nesta quinta-feira (24/03)
· 1 min de leitura