Nesta segunda-feira iniciam os seminários de 2011 do projeto Livro do Mês de Passo Fundo, Capital Nacional de Literatura. O autor convidado é Mario Teixeira e a obra em discussão Alma de fogo: um episódio imaginado de Álvares de Azevedo. Os seminários iniciam na segunda-feira, 28 de março, às 19h30min, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campus I da Universidade de Passo Fundo. Estão convidados a participar acadêmicos e comunidade. No dia 29 de março, as atividades iniciam às 9h para alunos e professores da rede municipal de ensino e comunidade em geral, no Teatro do Sesc. No mesmo dia, a comunidade de Lagoa Vermelha vai receber o autor, às 19h30min, no auditório do Campus UPF naquela cidade. Já na quarta-feira (30/03), Teixeira participa de seminário com alunos e professores da rede estadual de ensino e comunidade em geral, no Teatro do SESC, a partir das 9h.
Resumo da obra
No século XIX, vários homicídios abalam a pequena vila de São Paulo: jovens mulheres estão sendo mortas por um misterioso serial killer. A turma de estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco acaba se envolvendo na história quando Álvares de Azevedo descobre que seu colega, Aureliano Lessa, foi acusado de ter cometido os crimes e é preso. Entre leituras, poesia, amores e boemia, o jovem escritor começa uma perigosa investigação contra o tempo em busca da verdade. Nessa ficção ágil, o leitor encontrará inúmeras informações sobre a biografia de grandes nomes da literatura brasileira como o protagonista Álvares de Azevedo, além de Bernardo Guimarães, Joaquim Manuel de Macedo e outros.
O autor
Mario Teixeira trabalha na TV Globo como roteirista de teledramaturgia. Entre os seus principais trabalhos estão as novelas O Cravo e a Rosa, a adaptação do Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato e o programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum. Escreveu, com Alcides Nogueira, a novela Ciranda de pedra, adaptação do romance homônimo de Lygia Fagundes Telles. Na seara do romance juvenil, antes de escrever O golen do Bom Retiro, publicou Salvando a pele.
O projeto
O Livro do Mês é uma prática adotada desde 2006 com o objetivo de consolidar o título obtido por Passo Fundo, no início daquele ano, de Capital Nacional da Literatura, através da Lei Federal nº 11.264. O mérito foi concedido em função de a cidade ser sede de um dos maiores debates literários da América Latina, a Jornada Nacional de Literatura, que neste ano acontece de 22 a 26 de agosto.
Edição do Livro do Mês de Março acontece hoje
· 1 min de leitura