Ontem um dos heróis mais importantes dos quadrinhos fez 70 anos. Na verdade, assim como incontáveis cidadãos com data de nascimento incerta ou certidão de nascimento extraviada, Capitão América tem sua origem em dois momentos diferentes. Apesar de ter aparecido mesmo pela primeira vez em dezembro de 1940, o personagem tem sua primeira aparição oficial datada de março de 1941. Isso porque a capa da primeira edição do gibi Captain America Comics trazia essa data – o prazo para a retirada da HQ das bancas de jornal dos Estados Unidos.
Independente disso, o que importa é que o ícone norte-americano completa seus 70 anos em grande estilo, com direito à permanência nas bancas até hoje e adaptação de sua história para os cinemas em julho desde ano. Batizado Steve Rogers, o herói criado por Joe Simon e Kack Kirby se trata de um soldado fracote que acaba transformado em super-humano durante experiências científicas realizadas pelo exército – exatamente o símbolo de paz que os EUA buscavam para enfrentar a ameça nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Biblioteca Histórica
Para conhecer os primórdios do Capitão América, basta ler a Biblioteca Histórica Marvel dedicada ao ícone. “Seja na 2ª Guerra Mundial ou nos dias atuais, ele é o maior defensor da liberdade contra a injustiça e a tirania!” Resgatado por Stan Lee e Jack Kirby nas páginas de Os Vingadores, o mais patriótico dos heróis passou a dividir com o Homem de Ferro as páginas da revista Tales of Suspense nos anos 1960. Agora essas histórias são reunidas num luxuoso encadernado.
por R$ 53