Tomaselli segue viagem

Enquanto a mostra Vestígios permanece no MAVRS, exposição A Morená é instalada no campi da UPF de Lagoa Vermelha, levando adiante o talento de Maria Tomaselli

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

    Após uma temporada na Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo, a exposição itinerante A Morená faz jus à sua proposta e segue viagem rumo ao Campi da UPF em Lagoa Vermelha. Reunindo gravuras da artista austro-brasileira Maria Tomaselli, a mostra deve passar por todos os campi da universidade durante os próximos meses. Em março, a artista plástica esteve em Passo Fundo para a abertura da exposição Vestígios, instalada no Museu de Artes Visuais Ruth Schneider. Na oportunidade, Tomaselli realizou também uma aula inaugural do curso de Artes Visuais da UPF, na qual relatou sua trajetória artística e as principais inspirações para os seus trabalhos reconhecidos no mundo inteiro.    

    Os estudantes do curso de Artes Visuais foram convidados a acompanhar a programação no museu, assim como ocorre sempre que novas exposições são instaladas. Na ocasião, a artista plástica doou um livro para a Biblioteca Central da universidade e para o MAVRS. A obra doada foi Maria Tomaselli - Vida e Obra, organizado por Márcia Tiburi e Denise Mattar. Pintora, desenhista e gravadora, a artista nasceu na Áustria, em 1941. Em sua cidade estudou desenho com Heinz Kuhn e cursou a faculdade de Filosofia antes de mudar-se para o Brasil, em 1965. Morando e trabalhando em pólos culturais como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Olinda, entrou em contato com grandes artistas: estudou pintura com Iberê Camargo, xilogravura com Danúbio Gonçalves, gravura em metal com Eduardo Sued, Anna Letycia, Mário Doglio e Xico Stockinger. A exposição instalada no museu, criada a partir de materiais de demolição, permanece para visitação da comunidade até o dia 1º de maio.

Gostou? Compartilhe