Porque a Jornada também é educação

Ministério da Educação oficializa apoio financeiro à 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo

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    Já faz tempo que o Brasil percebeu a importância das Jornadas Literárias não somente para o incentivo à leitura, mas para a educação em geral. Prova disso é a atenção que diversos órgãos nacionais vêm dispensando à grande manifestação, entre eles o Ministério da Educação, que se reuniu com a organização das Jornadas nesta semana e declarou apoio à 14ª edição, que acontece em Passo Fundo entre os dias 22 e 26 de agosto. Em audiência solicitada por Beto Albuquerque, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, a coordenadora e idealizadora Tania Rösing encontrou-se com o José Henrique Paim Fernandes, secretário executivo do Ministério da Educação, e com Daniel Balaban, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

    Autor da lei federal que tornou Passo Fundo a Capital Nacional da Literatura, Albuquerque presenciou o anúncio do apoio financeiro do Ministério ao evento que este ano completa 30 anos de ações pelo desenvolvimento de leitores. Ele esteve acompanhado do deputado federal gaúcho Luiz Noé e da diretora-geral de Política de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologia da Secretaria de Educação Básica, Jane Cristina da Silva.

Jornada em sintonia

    Reconhecida internacionalmente, a jornada deste ano terá como tema Leitura Entre Nós – Redes, Linguagens e Mídias. De acordo com Tania Rösing, foi reafirmado nesta audiência que as jornadas estão em completa sintonia com os programas de valorização do livro e da leitura desenvolvidos pelo Ministério da Educação, objetivando a formação do cidadão leitor, com o desenvolvimento da leitura enquanto prática social, e do leitor literário, com a busca pela sensibilidade estética.

    A coordenadora da Jornada de Literatura informou ainda que o trabalho que vem sendo desenvolvido há 30 anos pelos eventos realizados em Passo Fundo tem contribuído significativamente para a formação de leitores. O reconhecimento do Ministério da Educação, mais uma vez, explica o apoio financeiro oficializado pela equipe do ministro Fernando Haddad, que fez questão de estar presente na última edição da jornada, em Passo Fundo. Rösing informou que as tratativas para liberação dos recursos do MEC já se iniciaram e serão feitas com o diretor de apoio aos Sistemas de Educação Básica, Romeu Wellington Caputto.

Constante atualização
    A 14ª Jornada Nacional de Literatura será realizada de 22 a 26 de agosto e, de acordo com a coordenadora, este ano busca consolidar seu objetivo que é sustentado pelo trinômio educação, cultura e tecnologia. “Procuramos formar um leitor midiático”, afirma Tania Rösing referindo-se a um dos motes do evento de 2011 que é sensibilizar os professores para que entrem nesta nova dimensão da literatura, independentemente do suporte em que seja apresentada. “Queremos viabilizar o contato dos leitores com textos de qualidade, sejam eles apresentados em livros, sites ou blogs literários”, diz a professora referindo-se à adaptação das jornadas aos novos tempos.

    Tania explica que a jornada se atualizou ao longo dos anos, propondo a inclusão do leitor nos novos meios tecnológicos. As jornadas foram se modernizando e se adaptando às mídias que foram surgindo ao longo destas três décadas. “Na época, a jornada era embasada em um leitor literário e de manifestações artísticas e culturais. Somente depois passamos a pensar na leitura do impresso ao digital. Hoje, se procura consolidar essa formação de um novo leitor, que circule entre o livro e os materiais de leitura de diferentes naturezas”, resume a coordenadora, lembrando que o evento é referência internacional.

    Com relação à participação do público, Tania Rösing lembra que na última edição 32 mil pessoas circularam pelos estandes, número que este ano deverá ser ampliado. Na 14ª edição há novidades, como o Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e a Jornigth, este um evento destinado à participação de cerca de mil jovens entre 15 e 25 anos, vindos de cursos noturnos como EJA ou cursos técnicos.

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