Nesta terça-feira (3), o deputado Luciano Azevedo (PPS) prestou homenagem aos 30 anos da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo na Assembleia Legislativa. “Nesses 30 anos, 804 escritores e pesquisadores participaram de nossa jornada, porque ela é de todos. É um feito heróico e assim gostaria de apresentá-lo nesse Grande Expediente”, afirmou.
Na oportunidade o parlamentar também fez um apelo em defesa da manutenção e continuidade da ação, que necessita cada vez de mais aportes financeiros, devido ao seu crescimento. “A grandiosidade da obra não pode servir para que se suponha uma inexistente autossuficiência. Sem uma grande e permanente mobilização dos poderes públicos, a jornada corre riscos”, alertou o parlamentar.
14ª edição
Foi dado também destaque à programação da 14ª edição da jornada, prevista para ocorrer de 22 a 26 de agosto, com o tema “Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias”, ocasião em que estarão presentes figuras de importância mundial como Pierre Levy e Beatriz Sarlo. Além da Jornadinha, também haverá a realização do Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e a 1ª Jornight, destinada para pessoas de 15 a 25 anos.
Leitores
Luciano salientou que, por consequência da existência da jornada, Passo Fundo tem o maior índice de leitores do país: uma média de 6,5 livros por ano, três vezes maior do que média brasileira e próxima a de países como a França. O deputado também registrou que essa marca convive com dados estatísticos nacionais pouco animadores. “No Brasil - e isto é triste - apenas um alfabetizado em cada três lê livros. O brasileiro médio lê 1,8 livros não acadêmicos por ano, menos da metade do que se lê nos Estados Unidos ou na Europa. Em pesquisa recente sobre hábitos de leitura, o Brasil ficou em 27º em um ranking de 30 países”, disse.
Reconhecimento
Foram lembrados também na ocasião a série de títulos referentes ao município: Passo Fundo é a Capital Nacional de Literatura, desde 2006, por proposição do deputado Beto Albuquerque. Por iniciativa do próprio Luciano, a cidade é também Capital Estadual da Literatura, por meio da Lei nº 12.838, aprovada pela Assembleia gaúcha em 2007. Por proposta do deputado estadual Giovani Cherini, as Jornadas Literárias fazem parte do Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, por meio da Lei nº 12.295 de 21/06/2005.
Participações
Associaram-se à homenagem os deputados Miki Breier (PSB), Alceu Barbosa (PDT), Márcio Biolchi (PMDB), Raul Carrion (PCdoB), Adolfo Brito (PP), Raul Pont (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB).
Acompanharam o período do Grande Expediente o secretário estadual de Infraestrutura e Logística , Beto Albuquerque, a coordenadora da Jornada Nacional de Passo Fundo, Tania Rösing, o reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza, o secretário municipal de Cultura de Passo Fundo, Alex Necker, o presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, João Pedro Nunes, entre outras autoridades.
Jornada de Literatura é homenageada na AL
· 2 min de leitura