Daniella Faria/ON
Tratar a música de uma forma diferente, integrando-a ao dia a dia do estudante de música e proporcionar a alternativa de expandir os negócios estão entre os objetivos da Musiclass. Os coordenadores da Musiclass, Jonathas Ferreira e Samuel Quadros encontraram no empreendimento um nicho de mercado no município que até então não era explorado. Na Musiclass os alunos têm a oportunidade de aprender a tocar um instrumento, registrar seu trabalho com a facilidade de acesso ao estúdio, e realizar o sonho de gravar um disco. Jonathas ressalta que trabalhar com aulas de música integradas a uma produtora é um dos diferenciais da escola. Com quase cinco anos no mercado, a escola já atendeu mais de 350 alunos e atualmente tem cerca de 180 alunos.
A Musiclass abriu suas portas em 2007, porém o projeto já estava em andamento desde 2004, quando Samuel Quadros, hoje, coordenador da produtora, e um colega de banda (Código Genérico) começaram a desenvolver um método próprio de ensino musical. O objetivo é concentrar alunos em um só lugar devido à grande procura por aulas de música. Este projeto ficou em espera até 2006 quando Jonathas Ferreira, hoje, coordenador da escola, ingressou na Código Genérico. “Além de participar de projetos musicais, o Jonathas também lecionava música à domicílio e em outros colégios, foi então que apresentei pra ele a idéia de abrir a escola”, relembra Samuel.
Cursos
Visando formar apreciadores e críticos musicais, a escola adota uma metodologia própria oferecendo ao aluno a possibilidade de optar em estudar pela vertente da música popular e/ou erudita. Os cursos oferecidos são: contrabaixo, violão, guitarra, bateria, percussão popular, piano, teclado, técnica vocal e prática de banda.
A escola também oferece cursos de home estúdio, direcionado ao público que deseja trabalhar com produções musicais caseiras, ou seja, trabalhar com programas de áudio e montar um estúdio em casa. Nas aulas o aluno é instruído ao máximo para poder executar trabalhos com os softwares e equipamentos de gravação. “Um curso intensivo será realizado no mês de janeiro de 2012”, ressalta Samuel. Além disso, a escola promove cursos expressos de instrumento para iniciantes no mês de julho e também nas férias escolares de verão.
Outro diferencial da Musiclass é fazer com que os alunos aprendam a tocar o instrumento de acordo com seu gosto musical, seguindo uma seqüência didática de conteúdos desenvolvida pela escola, divididos em módulos, respeitando o ritmo de aprendizado de cada aluno. As aulas são direcionadas ao público em geral.
Quanto à idade, atualmente a escola trabalha com crianças a partir de sete anos, salvo exceções das que demonstram afinidade e desejo de aprender algum instrumento desde mais cedo. “Geralmente, os pais procuram a escola por perceberem a imensa vontade dos filhos em querer tocar algum instrumento, o que facilita o processo de aprendizagem”, explica Jonathas.
Prática de banda
Este curso serve para solucionar dificuldades encontradas quando se está começando a tocar em banda e para auxiliar na integração de alunos que tocam diferentes instrumentos e estilos musicais. A escola conta com uma sala de aula específica para a atividade, onde é especialmente equipada para a realização de ensaios deste curso. “Eles aprendem a tocar em grupo com a supervisão de um professor, recebendo a orientação necessária para a atividade”, explica Jonathas.
Professores
Outro diferencial da escola é que os professores são especializados na área que atuam, aliando qualificação acadêmica e experiência profissional, tornando, assim, a Musiclass referência em qualidade no ensino musical de Passo Fundo. “Durante o período de faculdade aprendemos o segmento da música clássica, a didática e a teoria musical, somando com a nossa experiência de palco, temos condições de apresentar aos nossos alunos as várias vertentes do mundo musical”, comenta Jonathas.
Ao todo, a escola conta com 10 professores, são eles: Alexandre Saggiorato (guitarra), Aline Bouvié (técnica vocal/piano), Augusto Carvalho (guitarra/violão), Francisco Frandoloso (violão), Jonathas Ferreira (violão), Larissa Lima (técnica vocal), Magda da Silva (percussão popular), Matheus Pasquali (contrabaixo), Rodrigo Bernardon (bateria) e Samuel Quadros (piano/teclado).
Instrumentos:
Para o aluno que quer aprender a tocar, mas ainda não tem a mínima noção de como adquirir um bom equipamento, a escola oferece ajuda especial no momento de comprar o instrumento. “Essa é mais uma vantagem que oferecemos aos nossos alunos. Ficamos à disposição para analisar a qualidade dos equipamentos, evitando, assim, futuros imprevistos com instrumentos que venham com problemas de fábrica”, diz o coordenador.
Atividades extras
Na Musiclass o aluno não fica só na sala de aula, ele também tem a opção de aprender a fazer da música mais que um hobbie, uma profissão. Para colocar isso em prática, a escola promove diversos shows e apresentações com os alunos.
Uma vez por mês a Musiclass realiza um Happy Hour na cafeteria do teatro do Sesc onde eles tem a oportunidade de expor o que estão aprendendo.
Outra atividade relacionada com as apresentações é a Audição de Alunos, que neste ano está na III edição. Este evento finaliza as atividades do ano, onde, com a integração da produtora, o show é registrado com a gravação de um DVD. A Audição é um evento beneficente onde o ingresso é um quilo de alimento que é doado a uma entidade carente. “No ano passado doamos a um asilo cerca de 300 kg de alimentos”, relembra o coordenador da escola.
Produtora
Aqui, quem coordena as atividades é o produtor musical Samuel Quadros. A produtora realiza produções musicais e também áudio publicitário, como jingles, spots e esperas telefônicas. “Nas produções musicais de discos e singles, trabalhamos de duas maneiras: tanto com bandas que tem a música pronta, que possam necessitar o trabalho de produção e arranjos, quanto com outros que compõe apenas letras e necessitam do restante, onde entra o trabalho de criação, produção e gravação”, destaca o produtor.
Além de produções, a produtora trabalha em conjunto com a escola possibilitando ao aluno a experiência de realizar gravações em estúdio. “É um processo agregado. O aluno que quer gravar sua música já sabe que existe essa possibilidade dentro da escola”, enfatiza.
Contatos
Para quem ficou interessado em conhecer um pouco mais o trabalho da escola ou em participar das aulas, a Musiclass disponibiliza alguns canais. Confira::
Twitter - @musiclass_pf
Youtube – MusiclassPF
Facebook - Musiclass Escola de Música
E-mail – [email protected]