O outro lado da história

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Marina de Campos

“O cinema é um modo divino de contar a vida”, disse Federico Fellini,talvez um dos maiores sinônimos de sétima arte. Nessa frase certeira, queria dizer que a película absorve aquilo que há de mais legítimo nessa rotina interminável de dilemas humanos a que acolhemos sem ter escolha, e que chamamos tolamente de vida defi nindo como morte o seu fotograma fi nal. Na tela, personagens são conduzidos por uma força maior, invisível, onipresente - o cineasta -, e feitos reféns de sua vontade, quase sempre num cenário muito parecido com a realidade. Assim, com a mesma habilidade de contar a vida, o cinema também conta a história, assunto esse que norteia o XI Circuito de Cinema, Cultura e Psicanálise, realizado entre os dias 24 e 26 de maio pela Associação Científica dePsicanálise em parceria com a Faculdade de Artes e Comunicação da UPF. Ao contar uma história localizada no tempo e no espaço, qualquer filme passa a se tornar documento que registra uma época, porém alguns fazem isso com verdadeira maestria, como é o caso dos escolhidos para a edição de 2011 do evento. São eles Adeus, Lenin, sobre a queda do Muro de Berlim, o clássico Hiroshima, mon amour, sobre as consequências da Segunda Guerra no Japão, e o recente Pão Negro, ambientado após a Guerra Civil Espanhola. O grande trunfo do circuito, no entanto, é o pós-filme: debatedores vindos de áreas diversas como literatura, filosofia, psicologia, jornalismo e história complementam a exibição com aquilo que, segundo o professor Gerson Trombetta, é o mais claro exemplo de produção do conhecimento, pois se tratam de diversos olhares iluminando todas as faces de um mesmo objeto - com essencial ajuda da plateia.

24 de maio – Terça-feira
Adeus, Lenin! – filme de Wolfgang Becker (Cinema Alemão)
Debatedores: Maria Goreti Betencourt (professora da FAC/UPF), Gerson Trombetta (professor do IFCH/UPF), Astor Diehl (professor do IFCH/UPF), Claúdia Concolatto (psicanalista, membro do PROJETO).

25 de maio – Quarta-feira
Hiroshima, mon amour –
filme de Alain Resnais (Cinema Francês)
Debatedores: Fábio Rochenback (professor da FAC/UPF), Márcia Barbosa (professora do IFCH/UPF), Ana Luiza Reckziegel (professora do IFCH/UPF), Luciana Oltramari Cezar (Psicanalista, fundadora e diretora do PROJETO)

26 de maio – Quinta-feira
Pan Negro -
filme de Agustí Villaronga (Cinema Espanhol)
Debatedores: Bibiana Friderichs (professora da FAC/UPF), Carme Schons (Doutora em literatura, professora da UPF), Eliane Colussi (professora do IFCH/UPF), Francisco C. Santos Filho (psicanalista, professor da UPF)

Fique ligado!

Os encontros serão realizados às 19h, no Centro de Eventos da UPF. A iniciativa é aberto a toda a comunidade. As inscrições com certificado podem ser feitas no site da UPF (www.upf.br), no link Eventos e Cursos. O investimento é de R$ 10,00.

Gostou? Compartilhe