Redação/ON
O empenho dos alunos do ensino médio da Escola Estadual de Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro (Eenav) foi coroado no último sábado, dia 28 de maio, quando foram escolhidas as peças que representarão a escola no Festival Estudantil de Teatro que acontece no mês de junho. No total, quatro montagens concorreram e deram trabalho ao corpo de jurados, que teve a participação da coordenadora regional de Educação Marlene Silva Silvestrin, da coordenadora pedagógica da 7ª CRE, professora Lucimeri e do coordenador adjunto Israel Kujawa.
Com temas interessantes e atuais, todas as montagens abordavam situações sociais que comoveram o público e os jurados presentes no auditório da escola. Mas as escolhidas foram Garota suicida, escrita por Vitor Leonardo Oliveira e Doce Pecado, escrita por Denis Vasques de Oliveira. As duas peças representarão a escola no Festival Estudantil de Teatro, Troféu Walter Portella, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de junho no Teatro Múcio de Castro, dentro da programação do 3º Espaço Cênico.
De acordo com as professoras Andréia Elicker Maronezzi e Telli Camargo Faria Arsamd, organizadores das peças na Eenav, além de movimentar a escola, as peças fizeram parte do aprendizado, pois foram escritas e dramatizadas pelos próprios alunos. As peças vencedoras estarão concorrendo com demais escolas de Passo Fundo e região.
Para a coordenadora regional de Educação, Marlene Silva Silvestrin, é muito importante dar ênfase à arte, pois elas “estão dando vida às nossas escolas”, destacou.