Reforço uruguaio

Radicado no Brasil, músico uruguaio Daniel Montero acompanha André Veríssimo no lançamento do CD de sua irmã Clarice de Castro, que acontece neste sábado no Velvet Bar

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

       Como se a beleza do som de um piano já não fosse o bastante, Clarice de Castro enriquece o lançamento do álbum Travessia 1, neste sábado, com a presença de músicos vindos de diferentes partes do continente, como é o caso do uruguaio Daniel Montero. Compositor, cantor e instrumentista, começou ainda muito cedo, quando aos 7 anos cursou nove meses de violão. Após o falecimento do seu professor, continuou a exercer como autodidata com o auxilio de seu pai. Fez ainda alguns cursos, como a 2ª Oficina de MPB Cidade de Itajaí , Interpretação da canção, Conjunto para improvisação e aula aberta com Toninho Horta, tendo contato com professores renomados do país.

Daniel Montero

                Sua experiência profissional sempre foi dedicada à intensidade inusitada de uma luz interior vibrante que o faz músico há 32 anos, tendo atuado no Uruguai, Argentina e Brasil, onde trabalhou como arranjador, acompanhou como instrumentista e vocalista diversos artistas em gravações discográficas e shows. Desde 1976 já participava de festivais como, por exemplo, o 2° Festival de Melo - Uruguai, tendo sido contemplado com o Prêmio Revelação, em 1984 no 12° Festival Nacional de Folklore Durazno Uruguai, ficando com o 1° Lugar, apenas até aí com uma discografia que já possuía Cumbre Oriental e Uruguay y su folklore.

                Já com sua chegada ao Brasil em 1986, começou com shows em cidades do interior paulista, chegando em Porto Alegre e formando o grupo Gaia em 1998.  Acompanhou o músico  Kleiton Ramil nos shows de lançamento do álbum Sim, participando com guitarra, violão, baixo e vocal. Já em 1991, radicado em Florianópolis, lança o show Os Sotaques, com temas próprios e uma mostra de música latina e caribenha.

                Em 1995 teve a oportunidade de fazer uma temporada na Europa, passando por Madrid e Barcelona. Dois anos depois lança seu CD Por um instante, que teve a faixa-título na trilha sonora internacional da novela Traição, da Rede Bandeirantes. Em 2002 teve mais uma oportunidade de realizar uma temporada de seis meses em Barcelona e na região da Catalunha, na Espanha, junto aos parceiros musicais Nery Barreneche e Paulinho da Bahia. Neste tempo teve uma participação cantando na faixa “A baixa do sapateiro, do lendário compositor Ary Barroso, no disco da cantora Rocio Falks.

                Em 2004, no Festival de Musica Cidade de Itajaí, realiza show de abertura do virtuose Yamandú Costa no teatro Municipal. Em 2006 realiza show de abertura para João Bosco no auditório da Univali em Itajaí. Da musica catarinense participou de CDs e shows-turnês de grandes nomes como Louise Lucena e Arnou de Melo, e promove uma participação atuante nessa área como instrumentista, arranjador e co-autor em parcerias com compositores.

                Atualmente, está em andamento o lançamento e divulgação de seu 2° CD, Ensaios, onde consta a parceria com Murilo Antunes, ícone da musica mineira, trazendo também o resgate de temas com o ar da música latino-americana como em Tierras de nadie, que foi o berço da sua formação musical.  Como instrumentista compõe seu mais recente projeto, Cordas & Cuerdas, em parceria com o destacado músico catarinense Arnou de Melo, que também participa do show de sábado em Passo Fundo e ganha perfil nas próximas edições de ON. Acompanhe.
 
 
Serviço
Show de lançamento do CD Travessia 1, de Clarice de Castro, com os músicos André Veríssimo, Daniel Montero e banda
Data: Sábado, 4 de junho
Local: Velvet Bar, rua Fagundes dos Reis, 622
Horário: A partir das 21h
Ingressos esgotados


Gostou? Compartilhe