O segundo Comando da Marinha do Brasil encontrou neste domingo (19) destroços do helicóptero que caiu na última sexta-feira (17) em Porto Seguro.
De acordo com informações, foram encontrados uma peça da estrutura externa (carenagem), um assento de apoio e uma bolsa que possivelmente deve pertencer a um dos passageiros. No sábado (18), a Marinha informou que foram encontrados outras partes da estrutura da aeronave, assim como uma bolsa, que também não foi identificada.
O helicóptero caiu na noite da sexta-feira (19) na Praia de Itapororoca, em Porto Seguro. Sete pessoas estavam a bordo, quatro corpos já foram resgatados e liberados pelo IML. Ainda faltam serem encontrados Mariana Noleto, nora do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, Jordana Kfuri Cavendish e do empresário Marcelo Mattoso Almeida, que estava pilotando a aeronave.
A marinha informa ainda que a baixa luminosidade dificulta a busca na região. Até agora, os mergulhadores só conseguem alcançar um metro de profundidade.Quatro pessoas morreram no acidente, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).
O navio varredor Albardão possui um equipamento sonar de varredura lateral (side-scan) e está navegando na região do acidente para tentar localizar o helicóptero no fundo mar. A região de busca foi estabelecida a partir dos pontos de recuperação de destroços e encontro das quatro vítimas desde sexta-feira. A Marinha vai rastrear uma área de aproximadamente 6,9 km².
Durante o período noturno, o navio patrulha Gravataí será usado nas buscas, já que as lanchas e pequenas embarcações usadas pela corporação não possuem equipamentos suficientes para ser usados durante a noite.
As buscas pelo helicóptero, que tem o prefixo PR-OMO, também estão sendo feitas por uma lancha do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, duas lanchas da Capitania dos Portos em Porto Seguro, três embarcações civis e dez mergulhadores dos bombeiros e voluntários. A FAB está usando um helicóptero na operação.
Quatro mortos
Uma das vítimas, Fernanda Kfuri, 35 anos, chegou a ser resgatada com vida, mas morreu no hospital regional Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. De acordo com informações da Polícia Civil de Porto Seguro, foram reconhecidos os corpos de Luca Kfuri de Magalhães Lins, 3 anos, e Gabriel Kfuri Gouveia, 2 anos. Jordana Kfuri Cavendish ainda está desaparecida. A polícia confirmou também a morte de Norma Batista de Assunção de 49 anos, babá das crianças.
Os corpos de duas das três vítimas do acidente chegaram ao Rio de Janeiro, na noite de sábado, e estão sendo velados no Cemitério São João Batista, em Botafogo. De acordo com a administração do cemitério, o enterro dos corpos de Fernanda Kfuri, de 35 anos, e de seu filho, Gabriel Kfuri Gouveia, 2 anos, está marcado para as 15h deste domingo.
Ainda, segundo a administração do cemitério, o corpo de Luca Kfuri de Magalhães Lins, 3 anos, também foi levado para a unidade, mas não há informações sobre velório ou sepultamento.