Projeto leva autores para a sala de aula

Professor da Escola Nicolau de Araújo Vergueiro desenvolve há três anos projeto de incentivo à leitura

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Redação/ON

Com o objetivo de finalizar o trabalho realizado durante todo o semestre, o professor Laércio Fernandes dos Santos, da Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro (Eenav), convidou o escritor passo-fundense Pablo Morenno para conversar com os alunos em sala de aula. A iniciativa faz parte de um projeto que o professor desenvolve há três anos de incentivo à leitura.

Fazendo parte do projeto chamado Valorizando os Escritores de Passo Fundo e Região, Morenno esteve na escola, atendendo ao convite do professor, por duas ocasiões, nos dias 22 e 30 de junho. Além de incentivar a leitura, o objetivo de Santos é proporcionar formas de ampliação do vocabulário dos alunos através do contato com a arte da literatura.

Nas visitas realizadas no mês de junho, o autor abordou o tema “O Desejo de Voar só Depende de Cada um de Nós”, através da obra Flor de Guernica. “Não há como proporcionar competência para resolver situações, problemas em todas as áreas do conhecimento aos estudantes, sem antes proporcionar a leitura, porque ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, significa que certas respostas podem ser encontradas na escrita, significa poder ter acesso a essa escrita, significa construir uma resposta que integra parte das novas informações ao que já se é”, salienta o professor.

Outro ponto importante do projeto é a valorização dos autores de Passo Fundo e da região. “Pensamos em valorizar nossos escritores locais, que muito têm a contribuir com a cultura e o engrandecimento da cidade, que é a Capital da Literatura. Acredito que nesse aspecto, a Eenav é pioneira. Eu sempre almejei fazer isso, e se nossa cidade recebe tal denominação é porque alguém faz jus ao nome. Sabemos que nossos escritores locais não desmerecem nenhum pouco para outros do Brasil inteiro”, salienta Santos.

De acordo com ele, é imprescindível que o professor oriente os alunos na leitura, “porque ele tem a experiência linguística e pela possibilidade de auxiliar o educando a prosseguir o contato com as obras, por meio de esclarecimentos de ordem cultural ou linguística. A mediação do educador, que pode se dar através de críticas, possibilitando aos educandos que eles se apropriem de estratégias de leitura literária que ainda não conhecem”, avalia.

O autor

Nas visitas à escola, Pablo Morenno interagiu com os estudantes falando sobre a vida, esclarecendo como surgiu o desejo de escrever. “Tudo iniciou com a vontade que eu tinha de voar e não entendia porque os homens não voavam, então peguei um guarda-chuva da minha mãe subi no chiqueiro e me larguei de cima. Isso não saiu um voo, apenas fiquei todo sujo de estrume, mas nem por isso meu sonho acabou, serviu para entender que os homens podem voar sim, porém suas asas estão do lado de dentro”, ressalta o autor.

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