Clarice de Castro
Clarice é graduada em Licenciatura em Música pela Universidade de Passo Fundo, com especialização na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi proprietária da Escola Sonata Centro de Musicalização, sediada em Passo Fundo, que se tornou ponto de referência da região, recebendo o título de Excelência no Ensino da Música. Através da Escola realizou diversos projetos culturais em parceria com empresas de renome, como o Café Concerto, realizado juntamente com o Bourbon Zaffari, e o Sexta in Concert, que possibilitou a vários grupos do nosso estado mostrarem seus trabalhos e que obteve o apoio de inúmeras empresas de Passo Fundo. Foi proprietária do Lê Bistrô, um espaço gastronômico e cultural, onde se realizavam diversas apresentações musicais somente com o intuito de se fazer cultura. No ano de 2002 Clarice mudou-se para o Rio de Janeiro, onde atuou nas mais diversas áreas da música. Em sua estada no Rio aproveitou para ampliar sua formação. Estudou com Antonio Adolfo, músico e educador renomado, posteriormente dando aulas em sua Escola. Estudou harmonia com Antonio Guerreiro, professor titular da Unirio, técnica com Aleida Schewtzer e composição com Luiz Avellar. No ano de 2009 participou do curso de produção musical realizado pela Musimagem em parceria com o Conservatório Brasileiro de Música e coordenado por Tim Rescala. Neste mesmo ano, fez o curso de home studio com Luciano Alves. Também em 2009 foi responsável pela preparação musical de atores na novela Cama de Gato, da Rede Globo. De volta ao sul em janeiro de 2010, fixou residência em Porto Alegre onde hoje está sediada a Sonata Produções Culturais com filial em Passo Fundo. Como primeira atividade da Sonata realizou em 26 de novembro de 2010 o evento MPB de A a Z – Uma Noite Brasileira. Em 4 de junho de 2011 lançou seu primeiro CD, intitulado Travessia 1, com a realização de um evento beneficiente em prol da Liga Feminina de Combate ao Câncer.
A produtora por trás da artista
Além de integrar a extensa lista de artistas passo-fundenses que participam do evento, Clarice de Castro também é a responsável pela realização do show Talentos da Terra, por meio da Sonata Produções Culturais. Produtora do espetáculo que acontece na noite desta quarta-feira, às 20h, no Teatro do Sesc, ela explica o objetivo desta grande reunião. “A ideia é alcançar a valorização desses músicos locais. Essa vontade se reflete no astral do show, que vai ter uma energia muito boa, pois está sendo muito bem preparado, todo mundo está feliz de participar, e isso é gratificante”, explica Clarice.
Ela lembra que, apesar de reunir quase trinta músicos, nem todos os artistas locais puderam participar. “Muitos talentos estão de fora por questão de agenda, como é o caso de Thiago Moura, Marcelo Pimentel, Rodrigo Nassif, Rodrigo Pimentel, Rodrigo Nassif, Rodrigo Chaise, e outros porque moram fora, como Ita Arnold, André Veríssimo, Evandro Lazzarotto e Alegre Corrêa, que vai estar representado através das parcerias com Raul Boeira e a canção de sua autoria interpretada por Raquel Lara”, cita. “Seriam necessárias duas noite para apresentar todos os talentos que existem em Passo Fundo”, complementa a pianista. Outro ponto importante do evento é o seu caráter beneficente. “A Sonata tem essa preocupação de ter um cunho cultural mas também social, por isso nessa apresentação as doações de alimento arrecadadas serão repassadas a entidades cadastradas no programa Mesa Brasil, do Sesc”, observa.
Com direção musical de Beto Bollo, a apresentação reúne os músicos Ricardo Rosa, Mateus Pasquali, Paulinho Saggiorato e Samuel Quadros, formando a banda base, Gustavo Leal, Jefferson de Conto e Augusto Ribeiro, da Roudini e os Impostores, Alexandre Saggiorato, Tiago Biazus, Fábio Telles e Norton Severo, da banda Máquina Vapor, João Neto, Everton Black e Vini Baschera, do João Neto Trio, e ainda Odorico Ribeiro, Raquel Lara, Ricardo Pacheco, Carlinhos Tabajara, Clarice de Castro, Jaqueline Drum, André Gomes, Rodrigo Ávila, Raul Boeira, Eliezer Aires, Alfredo Castamann, Ricardo Camargo, Mauro Veríssimo e Pedro Almeida. “Fica o convite a toda população, e o agradecimento ao apoio das empresas que acreditam nesse tipo de iniciativa”, conclui a produtora. O show Talentos da Terra tem apoio da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, da Universidade de Passo Fundo, da Imobiliária Aluga, da Musiclass Centro de Ensino Musical e Produtora, da Rádio 99UPF, da UPFTV, do Sesc-RS e do Jornal O Nacional.