Nesse sábado (16 de julho), no Teatro Municipal Múcio de Castro, em Passo Fundo, acontece o 1º Encontro Estadual de Teatro a 1ª Setorial do Teatro. E a nossa cidade será palco da eleição e formação do Colegiado Estadual de Teatro sob a orientação da SEDAC/RS. Órgão formado por artistas e representantes do poder público, que decidirão as ações do Estado do Rio Grande do Sul em relação aos investimentos em teatro nos próximos 10 anos.
No mês de abril ocorreu na cidade de Santa Maria, a Conferência Estadual de Cultura, que deliberou a divisão do planejamento de cultura em 3 setoriais: teatro, circo e dança. E pela sua tradição no fazer teatral e pelo empenho e ativismo de seus atores, nossa cidade foi escolhida para ser sede desse momento histórico para o teatro e a cultura gaúcha.
Atores, produtores, técnicos e artistas teatrais de todo o estado escolherão amanha seus 10 representantes (1 representante de cada Corede do Estado, sendo 9 no total e mais um por representatividade), além dos representantes do poder público. Já estão confirmadas a presença de vários atores gaúchos, inclusive das cidades de Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria entre outras potências artísticas gaúchas. Após essa eleição, serão votadas as prioridades da classe para a próxima década e as ações que serão tomadas pelo poder público.
Esse conselho criado pela Secretária de Cultura do Estado, terá poder de propor ações que irão automaticamente para votação, e deverão ter poder de lei. E terão de serem cumpridas independentemente de que visão política estiver governando o Rio Grande do Sul.
Os atores gaúchos já fizeram sorrir, chorar e emocionar muita gente. Quem sabe seja no palco de Passo Fundo, que desse vez, consigam tocar os gestores públicos também.